Estamos chegando ao final deste especial sobre o consistório. No primeiro texto, aprendemos que o consistório é a reunião do Papa com seus conselheiros, os cardeais. No segundo, aprofundamos a figura do cardeal e sua proximidade com o Pontífice no governo da Igreja. No texto anterior, as vestes vermelhas nos ensinaram sobre a disposição desses homens em testemunhar a fé até o sacrifício supremo, se necessário.
Hoje, daremos uma olhada na situação do Colégio Cardinalício sob o atual pontificado. Quem são os pastores que colaboram com o Santo Padre Leão XIV? Conhecê-los é fundamental para todo fiel, pois a ovelha deve reconhecer a voz de quem a guia (Jo 10, 14).
Cardeais eleitores são aqueles com menos de 80 anos aptos a votar em um eventual conclave. Como recordou João Paulo II na exortação Christifideles Laici, citando Pio XII, os leigos não apenas pertencem à Igreja, eles são a Igreja. Por isso, devemos estar informados sobre a estrutura da nossa comunidade, especialmente após a transição histórica ocorrida no último ano.
Passemos aos dados concretos. Hoje, o Colégio Cardinalício conta com 121 cardeais eleitores. Embora a norma da Universi Dominici Gregis sugira o limite de 120, o Papa Leão XIV, eleito em maio de 2025, comunicou em sua recente carta que a missão universal da Igreja exige novos colaboradores.
O Brasil mantém sua posição de destaque na América Latina. Atualmente, o país possui 7 cardeais eleitores: Dom Odilo Pedro Scherer, Dom João Braz de Aviz, Dom Orani João Tempesta, Dom Sérgio da Rocha, Dom Leonardo Steiner, Dom Paulo Cezar Costa e Dom Jaime Spengler.
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB e do CELAM, foi criado cardeal em dezembro de 2024, no último consistório do Papa Francisco. Com este grupo, o Brasil permanece como uma das vozes mais influentes no conselho papal de Leão XIV, ao lado de nações como Estados Unidos, Itália e Espanha.
Que, ao conhecermos melhor nossos pastores, possamos participar ativamente da vida cristã. Rezemos por cada cardeal, para que o Espírito Santo os ilumine na tarefa de auxiliar o Papa Leão XIV na condução da Igreja neste novo tempo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.