Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé

Escrito por Redação A12

21 DEZ 2025 - 10H48

Vatican Media

Ao rezar o Angelus deste domingo, na Praça São Pedro, o Papa Leão XIV exortou os fiéis a prepararem o coração para o Natal por meio do perdão, da misericórdia e da confiança em Deus, inspirando-se na figura de São José, apresentada no Evangelho da Liturgia do dia.

Comentando a passagem bíblica, o Santo Padre destacou São José como um homem justo, sensível e profundamente humano, que soube acolher o plano de Deus mesmo diante de uma situação difícil de compreender.

Segundo o Papa, José escolheu o caminho da discrição e da benevolência, revelando que o verdadeiro sentido da fé se expressa na misericórdia.

Ao refletir sobre a missão confiada a São José, Leão XIV recordou que a liturgia propõe atitudes concretas para viver os últimos dias do Advento, rumo ao Natal do Senhor:

Piedade e caridade, misericórdia e abandono: eis as virtudes do homem de Nazaré que a Liturgia hoje nos propõe, para que nos acompanhem nestes últimos dias do Advento, rumo ao Santo Natal. São atitudes importantes, que educam o coração para o encontro com Cristo e com os irmãos, e que podem ajudar-nos a ser, uns para os outros, presépio acolhedor, casa hospitaleira, sinal da presença de Deus. Neste tempo de graça, não percamos a oportunidade de as praticar: perdoando, encorajando, dando um pouco de esperança às pessoas com quem vivemos e àquelas que encontramos; e renovando na oração o nosso abandono filial ao Senhor e à sua Providência, entregando-lhe tudo com confiança.”

Ao concluir, o Papa pediu a intercessão da Sagrada Família para que os fiéis saibam acolher Jesus com fé e amor, como fizeram Maria e José.

Bênção dos bambinelli

Vatican Media Vatican Media

Durante o Angelus, o Papa Leão XIV também realizou a tradicional bênção dos bambinelli”, as imagens do Menino Jesus destinadas aos presépios. A tradição teve início em 1969, com o Papa Paulo VI, e expressa a proximidade entre o Sucessor de Pedro e as crianças.

Neste domingo, cerca de 1500 crianças participaram do momento na Praça São Pedro. O Papa dirigiu a elas um pedido especial:

“Queridas crianças, diante do presépio, rezem a Jesus também pelas intenções do Papa. De modo especial, rezemos juntos para que todas as crianças do mundo possam viver em paz. Eu lhes agradeço de coração!”

O Santo Padre também saudou o Centro Oratórios Romanos, associação que atua na pastoral com crianças e adolescentes nas paróquias de Roma, promovendo uma experiência educativa inspirada na alegria do Evangelho.

add Papa Leão XIV: relembre como foi a eleição no Conclave

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...