A Praça São Pedro foi tomada por 120 mil jovens nesta terça-feira (29) para a abertura oficial do Jubileu dos Jovens. A celebração eucarística foi presidida por Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Ano Santo.
Ao final da missa, o Papa Leão XIV apareceu de surpresa, atravessando a praça no papamóvel e deixando uma mensagem de esperança e oração.
"Nos próximos dias, vocês terão a oportunidade de ser uma força que pode levar a graça de Deus, uma mensagem de esperança, uma luz para o mundo", disse o Papa.
Durante a Audiência Geral na quarta-feira (30), o Santo Padre reforçou sua mensagem com a juventude reunida em Roma ao falar sobre o modo de usar as redes sociais.
Com expectativa de mais de meio milhão de participantes até o dia 3 de agosto, Roma foi transformada para acolher os peregrinos. Paróquias, escolas, ginásios e centros comunitários foram adaptados. Na Fiera di Roma, cerca de 25 mil jovens estão hospedados em estrutura especial, com apoio 24h da Proteção Civil e equipe médica.
A programação inclui mais de 70 eventos culturais, espirituais e artísticos espalhados pelas praças da cidade. Nos dias 30 e 31 de julho, um evento paralelo chamado "Diálogos com a cidade" convida os participantes a refletir sobre fé e vocação no contexto urbano.
A sexta-feira será dedicada ao Sacramento da Reconciliação. No Circo Máximo, tendas climatizadas abrigarão mais de mil padres, disponíveis para confissões em vários idiomas.
No sábado, 2 de agosto, os portões de Tor Vergata se abrem logo cedo para o grande encontro com o Papa. À tarde e à noite, o palco receberá shows, testemunhos e bandas católicas de vários países, como Il Volo, Matt Maher, Thiago Brado, Missionário Shalom, Hakuna Group Music, entre outros.
No mesmo dia, haverá uma vigília de oração com três jovens fazendo perguntas ao Papa sobre amizade, coragem e espiritualidade. Ao fim da noite, os peregrinos passarão a noite em barracas, aguardando a missa do dia seguinte.
No domingo, 3 de agosto, o Papa celebrará a Santa Missa às 9h, encerrando o Jubileu dos Jovens. A transmissão será feita ao vivo pelo canal do Vatican News no YouTube, com tradução simultânea via aplicativos.
O Jubileu também se destaca pela estrutura de acessibilidade. Cerca de 60 ônibus adaptados levam pessoas com deficiência até a esplanada de Tor Vergata. Plataformas especiais foram instaladas para permitir que todos participem junto com seus grupos.
“A novidade é que cada área terá um espaço com apoio às pessoas com deficiência. Elas poderão escolher onde querem ficar. É uma mudança significativa”, explicou irmã Verônica Donatello, da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Conferência Episcopal Italiana.
Mesmo distantes de Roma, é o momento de todos os jovens católicos se unirem em um caminho de esperança, fé e compromisso com a paz. Como disse dom Fisichella na missa de abertura: "Vivam estes dias com alegria e espiritualidade. Roma está em suas mãos."
:: O A12 acompanha de perto os eventos do Jubileu da Esperança. Conheça o site!
Fonte: Vatican News
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com o Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.