O Papa Leão XIV, em sua catequese do dia 30 de julho, fez um forte apelo sobre o modo como nos comunicamos na era digital. Após o período de descanso em Castel Gandolfo, o Pontífice retomou as Audiências Gerais, falando diretamente ao coração dos jovens que estão em Roma para o Jubileu dos Jovens.
Para o Pontífice, estarmos disponíveis e conectados o tempo todo causa muitas questões internas aos jovens:
“Vivemos numa sociedade que está adoecendo com uma “bulimia” de ligações nas redes sociais: estamos hiperconectados, bombardeados por imagens, por vezes até falsas ou distorcidas. Somos inundados por múltiplas mensagens que despertam em nós uma tempestade de emoções contraditórias”.
Mesmo diante de tanta desilusão, Leão XIV reforçou que o isolamento nunca é o caminho. “Fechar-se nunca é uma solução”, disse com firmeza. A inspiração veio do Evangelho de Marcos, quando Jesus cura um homem surdo e mudo, concluindo assim as catequeses sobre a vida pública de Jesus. O gesto de cura começa com um toque silencioso e uma única palavra: Éfeta, que significa "Abre-te!”.
“Esta palavra simples e bela contém o convite que Jesus dirige a este homem que deixou de ouvir e falar. É como se Jesus lhe dissesse: 'Abre-te a este mundo que te assusta! Abre-te às relações que te desiludiram! Abre-te à vida que desististe de enfrentar!'” .
A reflexão toca diretamente na forma como nos expressamos hoje. Leão XIV alertou para o risco de nossas palavras ferirem, serem mal interpretadas ou perderem o sentido.
"Todos nós precisamos pedir ao Senhor que cure a nossa forma de comunicar. Não só para sermos mais eficazes, mas também para evitarmos magoar os outros com as nossas palavras”.
Ao final, o Santo Padre deixou um convite concreto aos jovens que desejam ser discípulos de Jesus: comunicar com prudência e honestidade.
“Rezemos por todos aqueles que foram magoados pelas palavras dos outros, e pela Igreja, para que nunca abandone sua missão de levar cada pessoa até Jesus, onde poderá ouvir Sua Palavra, ser curada e tornar-se também mensageira da salvação.”
Leão XIV ainda expressou solidariedade aos cristãos perseguidos na África e relembrou os cinquenta anos da Declaração de Helsinque, reforçando o papel da Santa Sé na busca pela paz.
:: Acompanhe as novidades do Jubileu da Esperança em nosso site especial!
Fonte: Vatican News
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com o Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.