Leia MaisO significado essencial da Quaresma Com a mensagem do Papa para a Quaresma, divulgada nesta sexta-feira (12), o Pontífice convida a renovar a fé, a obter “a água viva da esperança” e receber com o coração aberto o amor de Deus, que nos transforma em irmãos e irmãs em Cristo.
Ele destaca pontos fortes na mensagem:

O jejum - Vivido como experiência de privação, leva as pessoas que o praticam com simplicidade de coração a redescobrir o dom de Deus e a compreender a nossa realidade de criaturas que, feitas à sua imagem e semelhança, n'Ele encontram plena realização.
Ao fazer experiência de pobreza assumida, quem jejua faz-se pobre com os pobres e acumula a riqueza do amor recebido e partilhado. Jejuar significa libertar a nossa existência de tudo o que a atravanca, inclusive da saturação de informações, verdadeiras ou falsas, e produtos de consumo, a fim de abrirmos as portas do nosso coração Àquele que vem a nós.

A palavra de incentivo - Falar de esperança para voltar a dirigir o nosso olhar para a paciência de Deus e estarmos mais atentos em dizer palavras de incentivo, que reconfortam, consolam, fortalecem, estimulam, em vez de palavras que humilham, angustiam, irritam, desprezam.
“Às vezes, para dar esperança, basta ser uma pessoa amável, que deixa de lado as suas preocupações e urgências para prestar atenção, oferecer um sorriso, dizer uma palavra de estímulo, possibilitar um espaço de escuta no meio de tanta indiferença.”

Caridade - A caridade se alegra ao ver o outro crescer; e, de igual modo, sofre quando o encontra na angústia: sozinho, doente, sem abrigo, desprezado, necessitado. A caridade é o impulso do coração, que nos faz sair de nós mesmos gerando o vínculo da partilha e da comunhão.
“A partir do amor social, é possível avançar para uma civilização do amor, a que todos nos podemos sentir chamados. Com o seu dinamismo universal, a caridade pode construir um mundo novo, porque não é um sentimento estéril, mas o modo melhor de alcançar vias eficazes de desenvolvimento”.

Cuidar de quem sobre por causa da Covid-19 - Cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento, abandono ou angústia por conta da pandemia de Covid-19. Neste contexto de grande incerteza quanto ao futuro, ofereçamos, junto com a nossa obra de caridade, uma palavra de confiança e façamos sentir ao outro que Deus o ama como um filho.
“Cada etapa da vida é um tempo para crer, esperar e amar. Que este apelo a viver a Quaresma como percurso de conversão, oração e partilha dos nossos bens, nos ajude a repassar, na nossa memória comunitária e pessoal, a fé que vem de Cristo vivo, a esperança animada pelo sopro do Espírito e o amor cuja fonte inexaurível é o coração misericordioso do Pai”, conclui.
.:: Acesse íntegra da Mensagem do Papa para a Quaresma
Fonte: Vatican News
Sabia que a Igreja tem uma devoção para cada dia da semana?
A Igreja nos convida a santificar não só o domingo, mas cada dia da semana com devoções que nos aproximam de Deus. Você sabe o que celebramos a cada dia?
Leão XIV convoca primeiro Consistório de seu pontificado
Consistório extraordinário, convocado por Leão XIV, marca a primeira grande reunião do Colégio Cardinalício para apoiar o Papa no governo da Igreja.
Como orientar os filhos no mundo digital
Cresce o desafio de educar crianças na internet, por isso a Igreja propõe a presença dos pais para propor o diálogo e escolhas conscientes no uso da tecnologia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.