Leia MaisPapa concede Indulgência Plenária no 4º Dia Mundial dos Avós
Após rezar o Angelus do último domingo (09), o Santo Padre, Papa Francisco, anunciou a realização de um novo Consistório para criação de novos Cardeais.
Será o nono Consistório do seu Pontificado. Colocando de maneira simples, o Consistório nada mais é do que o encontro do Pontífice com os Cardeais.
No anúncio, feito na Praça de São Pedro, Francisco anunciou que criará 21 novos Cardeais. A cerimônia acontecerá no Vaticano, em 30 de setembro.
Os novos Cardeais vêm de países como Estados Unidos, Itália, Argentina, Suíça, África do Sul, Espanha, Colômbia, Hong Kong, Polônia e Portugal.
De Portugal, virá Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa. Em conversa com jornalistas, após anúncio do Papa, Dom Américo disse que sua nomeação cardinalícia é uma homenagem do Pontífice a Portugal e seus jovens.
O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 disse ainda estar se “recuperando” da notícia inesperada, que "não foi pré-comunicada a ninguém. O Papa quis, desde modo, homenagear os jovens, valorizá-los e fazer o que nos diz para fazer: dar aos jovens a possibilidade de serem protagonistas da história, da sua vida”, apontou.
“É uma homenagem a Portugal, uma homenagem aos portugueses, uma homenagem à juventude portuguesa: é isto que eu sinto, verdadeiramente”, finalizou.
Dezoito dos 21 novos Cardeais têm menos de 80 anos e poderão entrar em um eventual conclave para escolher o próximo Papa. Eles são conhecidos como Cardeais eleitores.
Após o Consistório de setembro, haverá 137 cardeais eleitores, cerca de 73% deles escolhidos por Francisco.
Consistórios do Papa Francisco
O primeiro foi em 22 de fevereiro de 2014, seguiu-se o de 14 de fevereiro de 2015; 19 de novembro de 2016; 28 de junho de 2017; 28 de junho de 2018; 05 de outubro 2019; 28 de novembro de 2020 e o último em 27 de agosto de 2022.
Hoje em dia existem os Consistórios ordinários, onde estão presentes os Cardeais de Roma e os Cardeais que estão em Roma na época da reunião, e os Consistórios extraordinários, nos quais são convocados Cardeais de várias partes do mundo e até sacerdotes convidados.
Normalmente nos Consistórios se dialoga sobre a situação atual da Igreja, falam sobre algum tema específico importante na Igreja atual, se discutem a causa de canonização dos santos e se criam novos Cardeais.
.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco
Fonte: Vatican News
Casa Santa Marta: a casa do Papa Francisco
A Casa Santa Marta, lar de Francisco até sua morte em 2025, tornou-se símbolo de simplicidade e história no Vaticano.
A despedida do Papa: Francisco é sepultado em Roma
O Papa foi sepultado em Roma após a Missa Exequial, com a presença de milhares de fiéis. Seu cortejo fúnebre percorreu as ruas de Roma.
Como a Igreja vive os nove dias de luto por um Papa
Os Novendiali são nove dias de luto e orações públicos após a morte de um Papa. Entenda sua importância e como viver esse tempo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.