Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa divulga a mensagem para o Dia Mundial da Paz 2026

Escrito por Redação A12

18 DEZ 2025 - 08H10 (Atualizada em 18 DEZ 2025 - 09H33)

Vatican Media / Reprodução

Nesta quinta-feira (18), o Papa Leão XIV divulgou sua mensagem para o 59º Dia Mundial da Paz, que acontece no dia 1º de janeiro de 2026.

O tema “A paz esteja com todos vós: rumo a uma paz ‘desarmada e desarmante’", já havia sido divulgado em agosto deste ano; agora o Pontífice divulgou a mensagem oficial para que a Igreja no Mundo possa refletir e trabalhar a partir do que foi proposto.

Ao iniciar sua mensagem, o Santo Padre usou a saudação “A paz esteja convosco!”, a mesma saudação que Jesus Ressuscitado deu a todos na Páscoa. Essa saudação vem não só como um desejo pela paz, mas sim um pedido para que busquemos por ela.

"Palavra que não só deseja, mas realiza uma mudança definitiva naqueles que a acolhem e, consequentemente, em toda a realidade".

Não à toa essa saudação continua sendo usada pelos sucessores dos Apóstolos, em diversas culturas, até os dias de hoje. Esse desejo continua aceso na vida de todos aqueles que trazem Deus no coração: a busca pela paz.

Esta é a paz do Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante. Ela provém de Deus, o Deus que nos ama a todos incondicionalmente [...] Cristo, nossa paz. A sua presença, o seu dom e a sua vitória reverberam na perseverança de muitas testemunhas, por meio das quais a obra de Deus continua no mundo, tornando-se ainda mais perceptível e luminosa na escuridão dos tempos".

Em um mundo onde a busca pela paz parece distante, onde vemos conflitos entre povos, desigualdade entre irmãos, valores deixados de lado pela busca desenfreada por poder e dinheiro, é preciso acreditar que a paz seja possível e que depende de cada um de nós deixar que ela permaneça em nossa vida.

"A paz existe, deseja habitar-nos, tem o poder suave de iluminar e alargar a inteligência, resiste à violência e a vence. A paz tem o sopro da eternidade: enquanto ao mal se ordena “basta!”, à paz se suplica “para sempre”. O Ressuscitado introduziu-nos neste horizonte. É neste sentir que vivem os promotores da paz que, no drama daquilo que o Papa Francisco definiu como “terceira guerra mundial em pedaços”, ainda resistem à contaminação das trevas, como sentinelas na noite", escreveu Papa Leão na mensagem.

O Santo Padre lembrou as palavras de Santo Agostinho aos cristãos de seu tempo: “Se quereis atrair os outros para a paz, tende-a vós primeiro; sede vós, antes de tudo, firmes na paz. Para inflamar os outros, deveis ter dentro de vós a luz acesa”.

Na mensagem o Pontífice ainda destacou que hoje “a justiça e a dignidade humana estão, mais do que nunca, expostas aos desequilíbrios de poder entre os mais fortes”.E questionou: “Então, como viver num tempo de desestabilização e conflitos, libertando-se do mal?”

É necessário motivar e apoiar todas as iniciativas espirituais, culturais e políticas que mantenham viva a esperança, combatendo a difusão de atitudes fatalistas a respeito da globalização, como se as dinâmicas em ato fossem produzidas por forças impessoais anónimas e por estruturas independentes da vontade humana”, afirmou.

Em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, Papa Leão XIV apresentou diversos pontos e nos convidou a refletir sobre a busca pela Paz. Ao final ele exortou:

Que isso seja um fruto do Jubileu da Esperança, que levou milhões de seres humanos a redescobrirem-se peregrinos e a iniciarem em si mesmos aquele desarmamento do coração, da mente e da vida, ao qual Deus não tardará em responder, cumprindo as suas promessas: ‘Ele julgará as nações, e dará as suas leis a muitos povos, os quais transformarão as suas espadas em relhas de arados, e as suas lanças, em foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se adestrarão mais para a guerra. Vinde, Casa de Jacob! Caminhemos à luz do Senhor’ (Is 2, 4-5)”.

Leia na íntegra a Mensagem do Papa para o 59º Dia Mundial da Paz.

add Acompanhe as principais notícias do Papa em a12.com/santopadre

Fonte: Vatican News e Vatican Media

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...