O Papa Francisco lança sua autobiografia intitulada “Esperança”, a primeira escrita por um pontífice em exercício.
A obra, desenvolvida ao longo de seis anos, com a colaboração de Carlo Musso, oferece um relato abrangente desde o início do século XX até os dias atuais. Enriquecida com fotos pessoais de Jorge Bergoglio, representa um legado moral e espiritual de uma vida dedicada ao próximo.
Francisco reflete:
“Uma autobiografia não é nossa literatura particular, e sim nossa bagagem. E a memória não é apenas o que lembramos, mas aquilo que nos cerca. Não fala apenas do que foi, mas também do que será”.
No livro, o Santo Padre aborda temas cruciais de seu pontificado e questões contemporâneas, como guerras, migração, crise ambiental, políticas sociais, condição das mulheres, sexualidade e avanços tecnológicos. Ele também discute o futuro da Igreja e das religiões, oferecendo revelações, anedotas e reflexões.
A obra é descrita como comovente e cheia de humor, destinada a cativar leitores de todo o mundo e consolidar o legado de esperança que Francisco pretende deixar para as futuras gerações.
A autobiografia também revela detalhes pessoais, como sua infância em Buenos Aires, destacando experiências que moldaram suas prioridades como líder religioso. Francisco compartilha histórias de sua família imigrante, enfatizando a empatia pelos migrantes e a importância da inclusão. Ele também reflete sobre momentos desafiadores, como seu papel durante a ditadura argentina e as reformas financeiras no Vaticano.
Em um dos trechos disponibilizados por jornais italianos, Francisco revela a complexidade da vida:
“Às vezes, como diz o salmo, o coração do homem é um abismo. [...] Eu poderia dizer que ela nos fez refletir sobre a tragédia e a complexidade da vida.”

A obra “Esperança” será publicada simultaneamente em mais de 80 países, incluindo o Brasil, com vendas a partir do dia 4 de fevereiro. O lançamento oficial na Itália ocorreu nesta terça-feira (14).
Inicialmente planejada para ser lançada postumamente, a decisão de antecipar a publicação foi motivada pela chegada do Jubileu de Esperança e pelas necessidades da época. A obra estará disponível para compra em formato físico e digital.
:: Conheça 11 livros escritos pelo Papa Francisco
Fonte: Vatican News/Companhia das Letras/Jornal do Brasil/El País/AP News
Depois do Jubileu, o que a Igreja vai celebrar?
O Jubileu da Esperança termina, as Portas Santas se fecharão, mas a missão da Igreja e dos fiéis continuam, sendo peregrinos da esperança.
Diferenças culturais: como aprender a compreender o outro?
O livro "Compreender o Outro" abre caminhos para a escuta, ao diálogo e à convivência entre culturas, ajudando a viver a fé e as relações no mundo atual.
Já pensou em evangelizar on-line? Dicas para os primeiros passos
Anunciar o Evangelho na internet exige escuta e compromisso e, uma das melhoras formas é com vídeo parar aproximar, criar vínculos e fortalecer a experiência de fé
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.