Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 14 FEV 2018 - 10H17

Papa indica "caminho do amor" em mensagem especial para brasileiros na CF 2018

Shutterstock.
Shutterstock.

Na Quaresma que toda a Igreja vive a partir desta Quarta-feira de Cinzas, o tema da Campanha da Fraternidade pretende mobilizar os católicos e toda a sociedade para superar a violência por meio da fraternidade e da paz.

Para o Papa Francisco, o caminho a ser seguido para superar a violência e construir a paz é o amor "visibilizado em Jesus Crucificado".

"Jesus veio para nos dar a vida plena (cf. Jo 10, 10). Na medida em que Ele está no meio de nós, a vida se converte num espaço de fraternidade, de justiça, de paz, de dignidade para todos. Este tempo penitencial, onde somos chamados a viver a prática do jejum, da oração e da esmola nos faz perceber que somos irmãos. Deixemos que o amor de Deus se torne visível entre nós, nas nossas famílias, nas comunidades, na sociedade", exorta o Santo Padre.

O tema da Campanha de 2018, "Fraternidade e Superação da Violência", surge no momento em que o Brasil vive uma grave crise de segurança pública.

Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a problemática entra na discussão da Igreja devido o crescimento dos índices de violência no Brasil.

Se o medo estimulado pela violência e também pela impunidade dificultam a mobilização social e a articulação das pessoas na defesa de seus direitos, o Papa diz que pequenos gestos podem frutificar em fraternidade e paz. 

"Sejamos protagonistas da superação da violência fazendo-nos arautos e construtores da paz. Uma paz que é fruto do desenvolvimento integral de todos, uma paz que nasce de uma nova relação também com todas as criaturas. A paz é tecida no dia-a-dia com paciência e misericórdia, no seio da família, na dinâmica da comunidade, nas relações de trabalho, na relação com a natureza. São pequenos gestos de respeito, de escuta, de diálogo, de silêncio, de afeto, de acolhida, de integração, que criam espaços onde se respira a fraternidade: 'Vós sois todos irmãos' (Mt 23,8)", indica Francisco.

:: CF-2018: A superação da violência passa pelo desenvolvimento humano

A CNBB espera que com o tema seja possível mapear as diversas formas de violência e colocar em evidência as iniciativas que buscam superá-la, bem como gerar novas propostas. 

:: Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade em nossa página especial: A12.com/campanhadafraternidade. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.