No último domingo (03), Papa Leão XIV falou direto aos jovens na alocução que precedeu a oração do Angelus. Na oportunidade, o pontífice agradeceu a Deus pelo dom destes dias do Jubileu dos Jovens.
“Foi uma chuva de graças para a Igreja e para o mundo inteiro! E foi assim através da participação de cada um de vocês. Por isso, quero agradecer-lhes, um a um, de todo o coração. Em particular, recordo e confio ao Senhor duas jovens peregrinas, Maria e Pascale, uma espanhola e outra egípcia, que nos deixaram nestes dias”.
Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, o papa inspirou os jovens a buscar santidade, não se contentar ou acomodar no raso e viver a vida com alegria e perseverança na fé.
O Jubileu dos Jovens vem como um reforço ao chamado de Deus no coração da juventude de todo o mundo, principalmente em meio a questões atuais que por muitas vezes abalam nossa fé, como guerras, desigualdades e crises ambientais.
O papa ainda reforçou a importância de caminhar ao lado dos jovens, exercendo papel de verdadeiros pastores cuidando de seu rebanho.
“Em comunhão com Cristo, nossa paz e esperança para o mundo, estamos mais próximos do que nunca dos jovens que sofrem o pior tipo de mal: aquele que é causado por outros seres humanos”.
E lembrou dos jovens que por muitas vezes são esquecidos em meio aos conflitos dos adultos, dos governos, de situações que fogem do controle e respingam em suas vidas.
“Estamos com os jovens de Gaza, com os jovens da Ucrânia, com os de todas as terras ensanguentadas pela guerra. Meus jovens irmãos e irmãs, vocês são o sinal de que um mundo diferente é possível: um mundo de fraternidade e amizade, onde os conflitos não são resolvidos com armas, mas com o diálogo.”
Leão XIV aproveitou a oportunidade para direcionar sua fala também aos bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e todos aqueles que acompanharam os jovens e “a todos aqueles que, participando espiritualmente, rezaram por este evento”.
O santo padre exortou: “Sim, com Cristo é possível” e completou:
“Com o seu amor, com o seu perdão, com a força do seu Espírito. Meus queridos amigos, unidos a Jesus, como os ramos à videira, vocês darão muito fruto; serão sal da terra e luz do mundo; serão sementes de esperança onde quer que vivam: na família, com os amigos, na escola, no trabalho, no esporte. Sementes de esperança com Cristo, nossa esperança”.
Leão XIV explicou que o Jubileu reforçou o papel transformador dos jovens na sociedade e preparou o caminho para a Jornada Mundial da Juventude em Seul, em 2027.
“Após este Jubileu, a 'peregrinação de esperança' dos jovens continua e nos levará à Ásia. Renovo o convite feito pelo Papa Francisco em Lisboa, há dois anos: os jovens de todo o mundo se reunirão com o Sucessor de Pedro para celebrar a Jornada Mundial da Juventude em Seul, na Coreia, de 3 a 8 de agosto de 2027”.
Refletindo o tema da próxima Jornada que é “Tende coragem: Eu venci o mundo”, o papa afirmou que a essa “É a esperança que habita em nossos corações a dar-nos a força para anunciar a vitória de Cristo Ressuscitado sobre o mal e a morte. Disso, vocês, jovens peregrinos de esperança, serão testemunhas até aos confins da terra. Encontramo-nos, então, em Seul: continuemos juntos a sonhar e a alimentar a esperança”.
Fonte: Vatican News, Vatican Media,
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.