O Papa Francisco nomeou o cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, seu enviado especial ao Iraque, informou nesta sexta-feira (08) a Sala de Imprensa da Santa Sé. A determinação do Papa ao cardeal é a de exprimir proximidade do pontífice às todas as pessoas que estão sofrendo com a expulsão de suas casas e violência por parte do grupo fundamentalista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL). O país vive uma grave situação com os constantes ataques dos militares radicais islâmicos.
Atualmente, estima-se o número de 150 mil cristãos em fuga para o Curdistão. O Patriarca Caldeu Louis Sako, Presidente da Conferência Episcopal Católica do Iraque, em entrevista telefônica à Rádio Vaticano denunciou novamente a grave violência cometida aos cristãos no Iraque:
“Hoje há um vazio, um vazio. O governo não tem forças para controlar o país, agora há também as eleições para o Parlamento e não há forças para atacar, não existe um verdadeiro exército, ao contrário da Síria, onde as forças armadas podem atacar. Aqui os curdos estão a retirar-se, eles têm somente armas leves. Hoje existem milhares de pessoas ao longo das estradas, que caminham já há 3 - 4 horas. São mulheres, idosos e crianças: é preciso mobilizar a opinião pública e as sociedades em todos os países, esta é uma catástrofe humanitária!”.
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre está promovendo campanhas de solidariedade com os cristãos no Iraque através da iniciativa “We are Christians”.
O presidente norte-americano, Barack Obama considera que existe o risco de um potencial ato de genocídio e que o país precisa de ajuda humanitária. A ONU apelou à comunidade internacional para apoiar o governo iraquiano e condenou o que considera "uma perseguição das minorias religiosas".
Com informações: Rádio Vaticano e Agência Ecclesia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.