Por Redação A12 Em Santo Padre

Sínodo da Amazônia começa com apelo para os que carregam "cruzes pesadas"

O Papa Francisco presidiu na manhã deste domingo (06), na Basílica de São Pedro, a missa de abertura da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. O evento acontece até o dia 27 deste mês para discutir o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Na celebração, Francisco lançou um apelo para todos os que vão acompanhar as discussões e reflexões.

“Muitos irmãos e irmãs na Amazônia carregam cruzes pesadas e aguardam pela consolação libertadora do Evangelho, pela carícia de amor da Igreja. Por eles, com eles, caminhemos juntos”, disse o Papa Francisco.

A.Ecclesia
A.Ecclesia
Papa Francisco acolhe indígenas na missa de abertura do Sínodo.


Segundo o pontífice o Sínodo deve se deixar inspirar pelo Espírito Santo que é capaz de romper com todo comodismo diante do clamor dos povos da região pan-amazônica.

“Reacender o dom no fogo do Espírito é o oposto de deixar as coisas correr sem se fazer nada. E ser fiéis à novidade do Espírito é uma graça que devemos pedir na oração. Ele, que faz novas todas as coisas, nos dê a sua prudência audaciosa; inspire o nosso Sínodo a renovar os caminhos para a Igreja na Amazônia, para que não se apague o fogo da missão”, exortou.

Francisco também indicou em sua fala a preocupação com o jogo de interesses e poder que passa atualmente a região.

“O fogo ateado por interesses que destroem, como o que devastou recentemente a Amazônia, não é o do Evangelho”, disse o Santo Padre.

Segundo o Santo Padre, o fogo de Deus não é assim, pois ele “atrai e congrega em unidade, alimenta-se com a partilha e não com os lucros”.

Uma bela imagem da missa ocorreu com a entrada dos 185 padres sinodais, sendo 58 do Brasil. Uma representação da unidade e sinodalidade da Igreja.

A.Ecclesia
A.Ecclesia
Procissão com os 185 padres sinodais na missa de abertura.


Na missa estavam os treze novos cardeais, criados no Consistório presidido pelo Santo Padre no sábado à tarde, e na assembleia representantes de comunidades indígenas, entre outras lideranças.

A12 direto do Vaticano

O A12 está acompanhando a realização deste importante evento para a Igreja no Brasil e vai contar com a presença de uma jornalista trazendo as informações direto do Vaticano. Acompanhe toda a cobertura no endereço: A12.com/sinododaamazonia


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.