Santuário Nacional

10 curiosidades da Sala das Promessas do Santuário Nacional

O local é o segundo mais procurado pelos devotos que visitam a Casa da Mãe Aparecida

Escrito por Guilherme Gomes

08 ABR 2022 - 08H57 (Atualizada em 08 ABR 2022 - 16H45)

Thiago Leon

Leia MaisSantuário inaugura Novo Circuito de Visitação da Fachada NorteLuz, câmera e ação: os bastidores do show de entrega da Fachada NorteVeja quais famosos já visitaram o Santuário em 2022Os devotos de Nossa Senhora Aparecida vêm ao Santuário Nacional para pedir e agradecer por graças recebidas, e uma das formas de homenagem é trazer objetos para demonstrar a gratidão pelas conquistas à Mãe Aparecida.

A Sala das Promessas foi feita para receber todos esses objetos: fotos, cartas e testemunhos de fé dos devotos, que são formas de homenagear e demonstrar a devoção à Nossa Senhora.

Dentre os milhares de objetos, muitos foram doados por famosos, cantores e atletas do esporte brasileiro. Outros milhares foram deixados na Sala das Promessas após longas peregrinações.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Marcos Mion, apresentador, visitou o Santuário Nacional e deixou um quadro na Sala das Promessas


Para mostrar um pouco mais da Sala das Promessas do Santuário Nacional, o
A12 visitou o local para trazer algumas curiosidades e informações sobre esse espaço de fé e devoção muito procurado pelos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

#1. Você sabe o que são ex-votos? A palavra deriva da expressão “ex-voto suscepto”, que significa “por um voto alcançado”, em latim. Portanto os objetos, fotos e cartas deixados na Sala das Promessas são conhecidos como ex-votos!

#2. A Sala das Promessas está posicionada no subsolo do Santuário Nacional desde 1974. Antes, o espaço passou por cinco lugares diferentes na Casa da Mãe Aparecida.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


#3.
O local é o segundo lugar mais visitado do Santuário Nacional.

#4. A Sala das Promessas também é conhecida como “Sala dos Milagres”.

#5. A Sala recebe, aproximadamente, 19 mil ex-votos por mês. Em outubro, mês da Padroeira do Brasil, o número chega a 30 mil.

Guilherme Gomes
Guilherme Gomes


#6.
Na Sala, há cerca de 70 mil fotografias em exposição. Elas ficam posicionadas, principalmente, no teto da Sala das Promessas.

Thiago Leon
Thiago Leon


#7.
Os objetos que mais chegam até a Sala das Promessas são as peças de cera, que em sua maioria, traduzem a gratidão dos devotos pela cura de alguma doença.

#8. A Sala das Promessas reserva um espaço especial para os atletas do esporte nacional. São camisas de time de futebol, bolas de diversos esportes, doações de skates, pranchas de surfe, capacetes, entre outros. Todos ex-votos para agradecer conquistas pessoais e, claro, as conquistas para o esporte brasileiro.

Guilherme Gomes
Guilherme Gomes


#9.
Outra área bastante procurada na Sala das Promessas é a vitrine dos objetos doados pelos cantores da música brasileira. Entre os ex-votos, existem violões e CDs doados por cantores e bandas do cenário nacional.

Guilherme Gomes
Guilherme Gomes


#10.
Alguns ex-votos são os mais procurados pelos devotos. Isso porque são objetos de grandes ícones do país. São os casos do capacete de Ayrton Senna, a mochila com a imagem de Nossa Senhora Aparecida que foi utilizada na peregrinação do humorista Renato Aragão, e também um dos figurinos da apresentadora Xuxa.

Guilherme Gomes
Guilherme Gomes


A Sala das Promessas, ou “Sala dos Milagres”, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 7h às 17h.


.:: Faça um tour 360º pela Sala das Promessas do Santuário Nacional

.:: Mion cumpre promessa e chega ao Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.