Notícias

Conheça o processo de criação da arte da Novena da Padroeira 2023

Cláudio Machado, designer do Santuário Nacional fala sobre o sentimento de ver sua arte encantar os devotos

Escrito por Laís Silva

02 OUT 2023 - 14H06 (Atualizada em 03 OUT 2023 - 08H49)

Reprodução

Leia MaisConheça o significado da identidade visual da Novena da Padroeira 2023Todos os anos, os devotos aguardam o lançamento do Livreto da Novena da Padroeira. Muitos ficam encantados com os símbolos apresentados nas capas e também em diversos outros materiais em que a arte oficial é utilizada.

O Portal A12 produziu uma matéria apresentando a ideia por trás da identidade da Novena deste ano e dos significados de cada símbolos utilizados. Desta vez, vamos apresentar o processo de criação desta arte.

Conversamos com Cláudio Machado, designer do Núcleo de Comunicação Institucional e Criação do Santuário Nacional, responsável por “dar vida” para a ideia que está no papel:

“Bom, não é uma tarefa simples. A Novena e Festa da Padroeira é o maior evento do Santuário Nacional e, também, um dos períodos mais importantes para os devotos. É claro que a expectativa para o visual da identidade é muito alta. Mas o maior desafio pra mim é entender como que, em uma única imagem estática, vou conseguir passar toda a ideia de evangelização que o tema propõe.

Às vezes é um conhecimento que eu não tenho, espiritualmente e teologicamente falando, quando me apresentam a temática. Nessas horas procuro me conectar mais com os costumes da Igreja, com a minha própria fé e me orientar sobre como consigo transmitir a mensagem, quais referências tenho em mãos, quais versículos posso me basear ou quais histórias bíblicas posso seguir. Não penso em criar apenas uma alegoria; quero que a arte faça sentido, que toque o coração do devoto, que ele perceba cada detalhe e consiga trazer isso para sua história de fé”.

Núcleo de Comunicação Institucional e Criação do Santuário Nacional
Núcleo de Comunicação Institucional e Criação do Santuário Nacional

Quem vê de fora, não imagina como é o processo de criação de cada desenho, cada arte e cada estampa. Para algumas pessoas é muito comum apreciar uma arte sem imaginar como ela foi desenvolvida, mas para nós é muito importante conversar com o colaborador responsável e trazer sua voz, para que os devotos possam também apreciar o trabalho de quem não aparece, mas ajuda a construir essa história de fé.

“Geralmente, eu tenho um prazo de 10 a 15 dias para criar toda a arte. Nesse período, procuro absorver o máximo de informações que sejam relevantes para o tema. Seja em conversa com padres, gestores e amigos, assistir documentários, filmes bíblicos e até mesmo animações, por conta de estilo gráfico. Eu também sou bastante visual com referências, então qualquer coisa que eu ache que vá me servir de inspiração ou que vai ser útil como um modelo de esboço, eu imprimo, tiro foto, recorto, o que for. No fim de tudo, é basicamente um recorte de várias ideias colocadas no espaço certo a ser desenhado. O resto é só refinar”.

Conhecer um pouco do processo de criação de cada detalhe da arte que ilustra o principal evento do Santuário Nacional é muito especial, pois podemos ver o comprometimento de cada colaborador envolvido nesse trabalho que não é simples.

“Não é algo fácil, mas com o conhecimento, a técnica e as informações necessárias, dá pra criar uma composição satisfatória, bonita e, o principal de tudo, de fácil entendimento para os devotos. É algo que queremos que seja apreciado e entendido por todos, tendo conhecimento teológico ou não.

Assim como a Mãe Aparecida, neste projeto a missão de interceder pelo próximo tem que ser minha. Tenho que pensar da melhor forma em como essa arte vai impactar cada um. Acredito que isso me faz criar com a mais pura e singela demonstração da fé que tenho. Se eu nasci com essa facilidade para criar, ilustrar, cresci com esse "dom", se essa é a minha vocação… Eis-me aqui!”.


Veja os detalhes do processo de criação da arte do Livreto da Novena 2023

Amor que constrói o Santuário Nacional

Todos os colaboradores que atuam no Santuário Nacional têm a missão de acolher bem cada devoto que chega à Casa da Mãe, e isso não é missão só de quem trabalha com o atendimento ao público, mas se estende até para quem não aparece, mas é responsável por criar materiais que vão aparecer.

É algo maravilhoso, gratificante e reconfortante. Trabalhar na comunicação e criação é, literalmente, um trabalho de quem está por trás de tudo e que toma a frente de tudo! Hoje, se o Santuário Nacional segue um padrão de sinalização, é porque a gente criou essa identidade. Isso vale de igual para a Revista de Aparecida, o Jornal Santuário, o cardápio da Casa do Pão, as exposições da Academia Marial, as redes sociais do Santuário, os produtos da Loja Oficial, as vinhetas da TV em horário de missa, para basicamente tudo que é do Santuário Nacional de Aparecida. É algo que devoto nenhum tem a noção do empenho que temos”.

Quem vê uma arte pronta, estampada em uma camiseta ou em qualquer outro local, não imagina os desafios enfrentados no percurso, as dificuldades que às vezes aparecem e até mesmo a incerteza de saber se aquele produto será aprovado.

Por este motivo, o Portal A12 procurou entender, por meio desta entrevista, um pouco desses processos e também qual é o sentimento de participar da equipe que cria os principais materiais gráficos e produtos no Santuário Nacional.

“Quando vemos um devoto usando uma camisa com a nossa estampa, elogiando por ser bonita, pelo devoto que compreende a leitura do mapa e se localiza de forma fácil, pelo devoto que compreende a orientação de um totem e sabe aonde ir, pelo devoto que se sente acolhido, bem e em casa. Quando percebemos isso, quando vemos isso nos devotos, percebemos que nosso trabalho cumpriu seu propósito, concluiu.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...