Separamos as principais Cruzes presentes no Santuário Nacional para que você conheça, compreenda seus significados e as venha visitar para conferir de perto estas obras tão importantes.
Confira abaixo:
• Cruz do Nada
Uma das cruzes mais admiradas na Casa da Mãe é esta. Localizada no Altar Central, a Cruz do Nada representa a presença de Cristo Ressuscitado no Santuário de Aparecida.
A obra feita por Claudio Pastro, responsável pela arte sacra do Santuário, quando olhada de determinado ponto, tem o encaixe perfeito do vitral vermelho no coração de Jesus. Além disso, dependendo do posicionamento do fiel nos corredores laterais do Altar, não é possível ver a Cruz, fato que faz referência ao trecho da Sagrada Escritura:
“Disse-lhe Jesus: 'Tomé, tu creste porque me viste; felizes aqueles que não viram e creram!'”. (Jo 20, 29).
Continue lendo sobre a Cruz do Nada

• Cruz da Torre
Localizada no topo da Torre Brasília, a Cruz é uma das primeiras e mais vistas cruzes do Santuário. Ela foi posta em 1963, dois anos após a inauguração da torre, por uma cerimônia presidida por Dom Antônio Ferreira de Macedo, arcebispo coadjutor de Aparecida na época.
Ela possui a gravação "Protege Domine plebem tuam per signum Sanctae Crucis" (Protegei, Senhor, o vosso povo pelo sinal da Santa Cruz), junto da assinatura do primeiro arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, e a data de 1963.
No evento, foi parafusado no topo da Cruz uma cápsula com a Sagrada Relíquia do Santo Lenho, que é um pequeno fragmento da Cruz de Jesus. Além disso, também foi posto um certificado de autenticidade, uma medalha de Nossa Senhora Aparecida e o Agnus Dei, um objeto sacramental da Igreja Católica, na forma de uma pequena medalha, produzida a partir da cera do Círio Pascal, abençoada pelo Papa.

• Cruzeiro
Separado do Santuário Nacional pela Rodovia Presidente Dutra, o Morro do Cruzeiro pode ser acessado pelos devotos pelo bondinho e proporciona uma ampla e privilegiada vista da Basílica.
No topo do Mirante, há uma cruz feita de aço pelo artista Cláudio Pastro. Chamada de “Cruzeiro”, a obra tem 23 metros de altura e pesa 25 toneladas.

• Cruz da Capela das Velas
Em 2004, a querida Capela das Velas, local para os devotos acenderem suas velas e prestarem suas orações, foi reformada e recebeu uma cruz, também feita pelo artista Cláudio Pastro. Esse é um espaço especial para que, além da prece, os fiéis possam também tirar uma foto abaixo da Cruz.

Com o auxílio do vídeo abaixo, medite os mistérios da Cruz:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.