Notícias

Cruz do Nada: Presença de Cristo Ressuscitado no Santuário

Escrito por Redação A12

18 ABR 2018 - 08H42 (Atualizada em 29 MAR 2023 - 08H17)

Thiago Leon

Leia MaisConheça os detalhes do Circuito de Visitação da Fachada NorteSantuário inaugura Novo Circuito de Visitação da Fachada NorteLuz, câmera e ação: os bastidores do show de entrega da Fachada Norte

Você já observou com atenção a Cruz localizada acima do Altar Central do Santuário de Aparecida?

A Cruz do Nada como é chamada, é sinal da presença do Cristo Ressuscitado no meio de nós.

Uma curiosidade sobre essa obra de arte é que, se os devotos se posicionarem nos corredores nas laterais do Altar, perceberão que a cruz desaparece.

Esse desaparecimento remete à reflexão da passagem bíblica que diz “Feliz daquele que acredita sem ver”. (Jo 20, 29)

Thiago Leon
Thiago Leon


Outro detalhe interessante é que, dependendo do posicionamento do devoto no corredor sul (do nicho de Nossa Senhora), o vitral vermelho pode ser percebido encaixado no coração de Jesus na Cruz, lembrando todo o amor incondicional de Cristo.

A peça, que é mais uma obra de Claudio Pastro, responsável pela arte sacra do Santuário de Aparecida, está a 8 metros de altura, tem 25 mm de espessura, é de aço, pesa quase 800 quilos e tem a figura de Cristo vazada a laser, lembrando a entrega de Jesus por nós.


Instalada no meio do Santuário, a Cruz do Nada recorda que Cristo é o centro da vida de todo o cristão, sendo Ele, o grande tronco da Árvore da Vida. Por essa razão, a peça possui o desenho de 12 sementes, número que simboliza a perfeição absoluta, como explicou Claudio Pastro em uma entrevista à Revista de Aparecida, em junho de 2007. (Gn 35,23 / Josué 4, 9 / Mt 19, 28 / Mt 14, 20 / Lc 6, 13)

O crucifixo faz parte do acabamento da Cúpula Central, cuja obra de arte traz a própria Árvore da Vida, que se complementa com o Baldaquino, onde é contemplado o Paraíso que Deus criou para a humanidade habitar.

A Cruz do Nada foi instalada no Santuário de Aparecida em 2007 e abençoada no dia 25 de abril do mesmo ano, por Dom Raymundo Damasceno Assis, na época, arcebispo de Aparecida.

Fonte: CDM Santuário / Zenilda Cunha

10 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...