Santuário Nacional

Santuário recebe 15ª Romaria dos Militares do Brasil

Procissão, oração do terço e Santa Missa fizeram parte do momento de fé dos militares e suas famílias em Aparecida (SP)

Escrito por Alberto Andrade

03 DEZ 2022 - 12H58 (Atualizada em 05 DEZ 2022 - 09H00)

Alberto Andrade - A12

Cerca de três mil integrantes do Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, Polícias Militares e Corpo de Bombeiros se reuniram neste sábado (3), para a 15ª edição da Romaria Nacional dos Militares do Brasil no Santuário Nacional de Aparecida.

Leia MaisPapa nomeia Dom Marcony Vinícius como novo Arcebispo Militar do BrasilPapa Francisco cumprimenta militares que protegem o VaticanoO encontro teve início no período da manhã com o acolhimento dos militares, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras.

Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo Ordinário Militar, em entrevista ao A12 falou da alegria em celebrar a peregrinação após dois anos de pandemia.

“Sempre uma alegria vir até a Casa da Mãe, a gente vem como filhos, como peregrinos, sedentos do seu carinho e do seu amor, e agora a gente vem como família militar, que tem uma grande devoção por Nossa Senhora, que é nossa patrona em todo o Brasil, seja pelos títulos de Loreto, Navegantes, Aparecida, Conceição.

Enfim, todos os militares buscam na Mãe uma resposta de carinho, amor e proteção, assim como sempre tivemos e temos de nossas mães. E retornar essa iniciativa de peregrinar é manifestar para todo o Brasil que cada militar sempre pede a intercessão da Mãe Aparecida”.

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade  - A12


O Arcebispo também citou a importância das virtudes de Nossa Senhora na missão de cada integrante das Forças Armadas e Auxiliares.

“No silêncio de Maria, nossos militares trabalham e dão para todo o Brasil, a segurança que os brasileiros esperam. Também nós queremos que no silêncio no coração de cada brasileiro, façamos uma prece pelos nossos militares para que sejam fiéis a missão que Deus confiou a eles, e que nós sejamos fieis em cuidar de todos nós”.

Padre Reni Nogueira dos Santos, capelão do Comando Militar do Sudeste e idealizador da romaria falou como está sendo o retorno das celebrações do Ordinariato em Aparecida.

“É uma grande bênção para nós, até mesmo os membros não católicos da família militar, estarmos presentes aqui pelo carinho e respeito a nossa fé em Cristo e na Mãe Aparecida. Nossa vida militar é pautada pela hierarquia, disciplina e obediência que são valores bíblicos que levamos quando servimos a nossa Pátria. Uma alegria trazer esse espírito de fé, de devoção e de amor a Nossa Senhora, Rainha e Padroeira do Brasil que estamos sempre recorrendo em nossas vidas”, disse.

Após discursos das autoridades eclesiais, dos capelães na Tribuna, o andor com a imagem de Nossa Senhora foi recepcionado pelos peregrinos e então houve o início da procissão com a oração do Santo Terço até a Porta Santa da Basílica, na Nave Norte.


Mariana Joffre - A12
Mariana Joffre - A12


A peregrinação foi concluída com a Santa da Missa das 12h no Altar Central do Santuário. No início da celebração foi lida a mensagem do Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro ao Ordinariato Militar do Brasil.

"A importância em peregrinar está na dimensão da renovação espiritual e também aprender a dar valor às coisas que realmente são importantes na vida. E que a Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição Aparecida conduza a todos para que sejam reflexo de uma fé sólida e testemunhas do Evangelho e das boas obras. Assegurando minhas orações, invoco ao Deus Altíssimo, uma propiciadora bênção apostólica sobre todos os militares do Brasil e suas famílias", disse o Núncio em sua mensagem.

Dom Marcony, que presidiu a celebração, em sua homilia enfatizou a ação de Deus pela realização da romaria no Santuário Nacional.

"Nossa família militar vem anualmente para este Santuário, Casa da Mãe de todas as famílias, de todos os filhos que aceitam Jesus como seu irmão e Maria como sua Mãe. Uma peregrinação da família militar representa igualmente todo o nosso Brasil, pois nossos militares estão espalhados por todo o país.

O tema desta peregrinação é uma ação de graças, por estarmos aqui na Casa da Mãe, colocar todos os brasileiros no Altar do Senhor e no colo da Mãe. Queridos filhos militares, nós aqui hoje viemos agradecer a Mãe Aparecida por cuidar de nós, assim como cuidou do Menino de Jesus".


Conheça as paróquias militares no Brasil


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.