Santuário Nacional

SOS Mata Atlântica e Santuário de Aparecida em defesa do rio Paraíba do Sul

Escrito por Redação A12

22 OUT 2021 - 08H35 (Atualizada em 22 OUT 2021 - 09H33)

Kleyton Kamogawa/shutterstock rio paraiba do sul (Kleyton Kamogawa/shutterstock)

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Santuário Nacional de Aparecida lançam uma iniciativa para a instalação dos dois primeiros pontos de monitoramento do Rio Paraíba do Sul no estado de São Paulo.

Localizados nos municípios de Aparecida e Guaratinguetá, os pontos vão ajudar a avaliar a qualidade da água na região durante os próximos três anos.

“Para nós a iniciativa é importante por dois motivos: primeiro porque faz parte de um grande projeto de restauração já realizado na região, fruto da parceria entre a SOS Mata Atlântica e o Santuário de Aparecida”, explica Gustavo Veronesi, geógrafo e coordenador da causa Água Limpa na SOS Mata Atlântica.

“E também porque, como parte de uma série de ações de educação e mobilização que vem acontecendo desde 2018, vai nos ajudar a acompanhar e analisar a qualidade da água do rio para saber que medidas podem e devem ser tomadas”, completa.

O monitoramento terá início em novembro e contará com a iniciativa de voluntários que receberão treinamento e capacitação gratuitos neste sábado (23).

.:: Conheça as curiosidades sobre o rio onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Os pontos de monitoramento instalados na região vão utilizar a metodologia do Observando os Rios, programa da Fundação SOS Mata Atlântica que reúne e mobiliza comunidades para monitorar a qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d'água dessas localidades. É possível participar de grupos de monitoramento já existentes ou ajudando a criar novos grupos em rios e mananciais de suas comunidades.

O monitoramento da água é realizado com uma metodologia desenvolvida pela SOS Mata Atlântica que utiliza um kit de análise e indicadores de percepção para levantar o Índice de Qualidade da Água (IQA), padrão internacional adotado para avaliar a condição ambiental da água doce.

Os grupos fazem a coleta e a medição da qualidade da água uma vez por mês e disponibilizam os resultados em um banco de dados na internet. Os indicadores levantados por todos são reunidos em relatórios técnicos anuais que formam o retrato da qualidade da água dos rios dos 17 estados da Mata Atlântica.

.:: Paraíba do Sul: conheça rio que banha três estados brasileiros

 O Rio Paraíba do Sul já conta atualmente com quatro pontos de monitoramento localizados no Norte Fluminense.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

 A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira, que tem como missão inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica.

Atua na promoção de políticas públicas para a conservação do bioma mais ameaçado do Brasil, por meio do monitoramento da floresta, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.