No domingo, dia 27 de abril, a Igreja Matriz de São Geraldo Majella, em Sorocaba (SP), viveu um dia marcante. O local foi elevado à dignidade de Santuário Arquidiocesano.
A celebração teve a transmissão da TV Aparecida, ao vivo, e foi presidida por Dom Julio Endi Akamine, SAC, Administrador Arquidiocesano de Sorocaba, concelebrada pelo Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial da Província Nossa Senhora aparecida, e pelo Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R., pároco. O animador foi o Ir. Joaquim Acássio Barbosa, C.Ss.R.
A data também foi especial para a Congregação do Santíssimo Redentor, pois foi o início do Ano Jubilar Geraldino, ligado ao tricentenário do primeiro Santo Irmão Redentorista: São Geraldo Majella.
Em entrevista ao jornalismo do Portal A12, o pároco, Padre Luiz Cláudio, destacou a presença acolhedora dos missionários redentoristas e disse que o trabalho intenso de celebrações e do atendimento às pessoas, além do atendimento a outras seis comunidades da paróquia, será mantido com a elevação da Igreja a Santuário.
“Nós queremos, agora, com a nomeação do Santuário, também fortalecer ainda mais a consciência dos leigos que atuam conosco em nossa paróquia. Porque a missão de acolher não é só dos redentoristas; ela é também de todos aqueles que compõem a nossa paróquia, que é também um Santuário. Queremos investir um pouco mais nessa capacidade dos leigos de estarem sempre disponíveis e sempre se sentirem motivados a acolher todos aqueles que vêm nos visitar, vêm aqui rezar e celebrar. Eu acho que esse é um desafio que aparece agora, a partir dessa oficialização do Santuário”, frisou.
O padre também recordou que o Santuário São Geraldo Majella está localizado em uma região popular, na periferia de Sorocaba, e frisou que apesar dos desafios diários, a região contempla um povo muito acolhedor e generoso.
“O Santuário reflete essa capacidade de acolhida e a gente também, na organização da pastoral, precisa contar com as pessoas, mas também respeitá-las nos seus limites, nos seus afazeres, e nos seus compromissos nas outras áreas importantes e fundamentais da sua vida”, salientou o religioso, lembrando que as pessoas têm seus momentos de trabalho, lazer, família e convivência, e que o Santuário quer crescer nesta realidade.

O decreto de criação e elevação do Santuário determina que o pároco seja também o reitor do local. Com essa alteração, o decreto auxilia a não separar o que é Santuário e o que é Paróquia. Sendo assim, o Padre Luiz Cláudio agora é reitor do Santuário.
“As funções se completam, elas se comunicam, elas estão intrinsecamente ligadas, de maneira que o pároco é o reitor, o reitor é o pároco. Isso em vista da facilitação da organização do trabalho. É claro, que aqui ninguém faz nada sozinho; nós contamos com os confrades missionários redentoristas, padres e irmãos. A paróquia possui um vigário paroquial e temos ainda os dois padres e dois irmãos que atuam diretamente no Santuário”, explicou.
:. Santuário redentorista São Geraldo é erigido canonicamente em Sorocaba
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.