Santuários

Imagem da Menina Benigna começa a ser construída no Ceará

Partes dos braços e pés da estátua chegaram nesta semana a Santana do Cariri (CE), onde o complexo religioso em honra à beata está sendo construído

Escrito por Redação A12

28 NOV 2023 - 08H54 (Atualizada em 28 NOV 2023 - 09H54)

Diocese de Crato - Wiliam Guedes

No último dia 23 de novembro, os devotos de Santana do Cariri (CE) celebraram um passo importante para a devoção à Beata Benigna Cardoso, quarta mártir do Brasil e conhecida como "heroína da castidade".

Foram recebidas as primeiras partes da estátua da beata, transportadas com cuidado até o local onde está sendo construído um complexo religioso.

Leia MaisEstátua de santo coreano é introduzida na Basílica de São PedroObras da estátua de São Miguel têm início no interior de São PauloA imagem, que terá mais de 20 metros de altura, ainda irá receber o restante das partes na próxima quinzena.

"É um momento de muita emoção e alegria para nós devotos, e também para nós Santanenses esse sonho que está se realizando aqui em nossa cidade e nossa paróquia, um momento muito significativo.

Muita satisfação e muita alegria nesse momento histórico para nosso estado, tudo em honra a primeira beata do Ceará", disse o pároco de Santana do Cariri, Padre Idemário Muniz.

Diocese de Crato - Wiliam Guedes
Diocese de Crato - Wiliam Guedes


Como será o Complexo de Benigna?

Para melhor receber os devotos da beata, o local de peregrinação e turismo religioso já está com 80% das obras prontas e fica perto da capelinha do martírio, existente até hoje. Segundo a Diocese de Crato e o Governo do Ceará, a previsão é que o Complexo seja inaugurado em janeiro de 2024.

Serão mais de 48 mil metros quadrados de área, com capacidade para abrigar mais de 100 mil romeiros, com áreas para oração, estacionamento, ambulantes e grandes celebrações.

"Esse equipamento, não apenas oferece infraestrutura adequada para o acolhimento, com estacionamento, área de celebração, mas também cria uma experiência bem acolhedora, promovendo, assim, um ambiente propício à reflexão e à devoção. E sem dúvidas, impulsiona a economia local aqui da região: o complexo se tornará um ponto central para todos os fiéis da Beata Benigna e contribuirá sem dúvidas para a preservação e divulgação das tradições culturais e religiosas aqui da nossa comunidade", disse Ypsilon Felix, secretário de Cultura, Turismo e Romarias do governo local.

Ascom Beatificação Benigna - Crato
Ascom Beatificação Benigna - Crato


Devoção a mártir no interior cearense

Como você pode acompanhar aqui no A12, em outubro deste ano, pela primeira vez foi celebrada a memória litúrgica de Benigna Cardoso da Silva, assassinada em 1941 com golpes de facão, após não aceitar ser abusada. Assim, a menina se tornou referência para a luta contra a violência sexual infantil e o feminicídio. Em seguida, começou aos poucos a ser venerada como mártir na região de Cariri.

O processo de beatificação começou em 2013, quando a Diocese do Crato recebeu do Vaticano o "Nihil Obstat", ou seja, o "Nada Impede" para que se pudesse dar início à busca pelo título de beata. E em 24 de outubro de 2022, Dia Estadual da Luta Contra o Feminicídio no Ceará, houve a celebração da beatificação de Benigna, para mais de 60 mil fiéis em Crato (CE).


Padre Ulysses reflete a vida de santos e beatos brasileiros


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...