Por Marília Ribeiro Em Missa Atualizada em 09 ABR 2020 - 14H08

Missa do Crisma: Bênção dos Óleos e renovação das promessas sacerdotais

Nesta Quinta-feira Santa (9), primeiro dia do Tríduo Pascal, o Santuário Nacional celebrou a Santa Missa do Crisma. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida presidiu a celebração das 9h, no Altar Central da Basílica, acompanhado pelo reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo e alguns religiosos e religiosas da Arquidiocese.

Na celebração desta manhã é realizada a bênçãos dos Santos Óleos dos Enfermos, dos Catecúmenos e a Consagração do Crisma, além da renovação das promessas sacerdotais.

Homilia

Dom Orlando, em sua homilia, se direcionou aos fiéis e sacerdotes, que acompanham as celebrações pela Rede Aparecida de Comunicação e redes sociais do Santuário, enfatizando primeiramente a missão dos cristãos, que é marcada pela unção com o óleo do batismo e depois, o óleo do crisma.

Toda a igreja ungida pelo Espírito Santo, é a Igreja Missionária. Eis aí a beleza da consagração e da missão.

Eu gostaria que cada sacerdote se lembrasse do dia da sua consagração sacerdotal, da sua unção, e pudesse hoje agradecer como esta unção o ajudou a ser profeta, a ser missionário, a ser apóstolo, a ser bom pastor junto ao povo que lhe foi confiado.

E a vos povo sacerdotal, as leituras de hoje também falam do povo ungido pelo batismo, e a graça do batismo nos dá a maior glória, a maior elevação, a maior condecoração, somos filhos e filhas de Deus e muito amados.

E hoje, além do óleo do batismo, iremos consagrar o óleo do crisma. E o sacramento da crisma é especial, é para lhe dar força, a força da fé. E nesses nossos dias, a força da coragem, a força da esperança, a força da caridade e da solidariedade”, explicou o arcebispo.

Referindo-se ao óleo dos enfermos, ele lembrou do momento atual, afirmando que “estamos realmente doentes por mil maneiras na alma e no corpo”. E desejou que as celebrações do Tríduos Pascal sejam canais de bênçãos especiais.

Mais uma vez se dirigindo aos presbíteros, Dom Orlando lembrou a passagem bíblica do bom samaritano (Lc 10, 25-37), frisando a necessidade constante de se compadecerem afetivamente e efetivamente para levantar os caídos.

Sede bons samaritanos de maneira especial nestas circunstâncias. Vamos descer, descer, descer para chegar até o ferido, descendo, deixar-nos tocar pelo olhar, o olhar que não só vê a pessoa caída, mas vê um coração, vê a história, vê uma pessoa, e pelo olhar já demonstra ressurreição”, refletiu Dom Orlando.

Veja como foi a Missa do Crisma no Santuário

Missa da Ceia do Senhor

Às 20h, os devotos são convidados a participarem da celebração da Ceia do Senhor, acompanhando pela TV Aparecida, Rádio Aparecida, TV ao Vivo no A12, youtube e facebook do Santuário. Nesta celebração de Ação de Graças, recordaremos a instituição da eucarística e renovação do mandamento do amor, quando Cristo pede: ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (João 15,12)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...