Os devotos da Mãe Aparecida se reuniram no nono e último dia da Novena de Pentecostes na Basílica Histórica nesta sexta-feira (17), na expectativa da solenidade do domingo (19).
Com o tema “Somos cristãos e queremos renovar a face da terra!” os fiéis refletiram diante da animação do Missionário Redentorista Diácono Thiago Costa Alves de Souza, C.Ss.R..
Diante do tema “Família dos Filhos de Deus”, o Diácono recorda um convite bonito de Jesus, de permanecer unidos a ele, ouvindo a sua Palavra, praticando e guardando seus mandamentos, pautados na misericórdia e no respeito à vida humana.
“No Evangelho de João (Jo 15, 9-17) somos convidados a permanecer unidos a Jesus Cristo, mas é importante que também permaneçamos junto dos nossos irmãos e irmãs ao promover o bem, a misericórdia e a paz”.
E para finalizar, uma pequena exortação para este Pentecostes: “Que o Espirito Santo possa iluminar a sua família diante de todos os males! Que o Espírito Santo seja a força para cada um de nós, sempre nos ajudando a caminhar! Que Ele nos proteja e nos inspire na alegria de sermos verdadeiros filhos de Deus, e que sejamos irmãos em Cristo!”
A Novena de Pentecostes foi realizada de 7 a 17 de maio, com pausas aos finais de semana, às 19h. Você pode assistir novamente no Canal no YouTube do Santuário Nacional.
1/11
:: Relembre os dias da Novena de Pentecostes
A Novena de Pentecostes, em seu oitavo dia, acolheu os devotos e devotas de Nossa Senhora na Basílica Histórica.
Nesta quinta-feira (16), os devotos de Nossa Senhora refletiram o tema "Alimentados pela Palavra", clamando sempre ao Divino Espírito Santo para que Ele nos ensine o que devemos dizer em nossa missão evangelizadora.
Padre Domingos Sávio, C.Ss.R., nos orienta que Jesus se apresenta com excelência como cumpridor da Palavra.
"Deus através de São Tiago nos diz: 'Vocês não sejam apenas ouvintes ou leitores, mas praticantes da Palavra'. A leitura da Palavra começa a ser realizada por mim imediatamente, é o que Jesus nos propõe nos dias de hoje. Será que nós damos à Palavra de Deus a importância que Jesus dava? Se fossemos cumpridores da Palavra, como nossas famílias, comunidades e sociedade seriam diferentes!".
O redentorista pede a Nossa Senhora Aparecida, a Serva do Senhor, que pelo Espírito Santo, possamos priorizar e agir a partir da Sagrada Escritura. "E que toda Palavra de Deus caia em nossos ouvidos vá imediatamente ao nosso coração e a partir desse momento, comece a ser Palavra transformada em vida, que a isso nos deve o Santo Espírito e a Mãe Aparecida. Amém!"
Acompanhe novamente:
E nesta quarta-feira (15), sétimo dia de oração da Novena, os fiéis foram convidados a refletir o tema “zelosos pela santidade”, e compreender que, mais do que rezar, é preciso agir de acordo com os mandamentos de Deus.
O Missionário Redentorista Pe. Camilo Júnior, C.Ss.R. falou sobre a importância das verdadeiras ações, de fugir da superfície e realmente se aprofundar no exemplo de Cristo e amar a todos sem distinção, de ser bondoso no dia a dia.
“O tema de hoje nos leva a olhar para essa dimensão bonita do seguimento a Jesus. Todos nós somos chamados a ser santos. E a santidade acontece justamente na bonita vivência da caridade. Quantas pessoas rezam bastante, muito até, mas são incapazes de mover um dedo ao próximo que sofre. Há pessoas que comungam todos os dias, mas não são a imagem viva do amor de Jesus junto às pessoas com quem moram, com quem trabalham ou mesmo os feridos pelas ruas do mundo”.
E finalizou refletindo sobre o caminho para a santidade.
“Então o que nos santifica não são apenas as bonitas orações que rezamos ou os símbolos sagrados que carregamos. O que nos santifica é como nós estamos revestidos do amor de Jesus. É o amor que nos faz ser santos. O caminho para a santidade é o caminho da caridade”.
Na terça feira (14), Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., refletiu sobre o tema "Inspirados na unidade da trindade". Pedimos ao Espírito Santo de Deus que derrame sobre nós a humildade e a afabilidade para que lutemos contra divisões dentro da Igreja.
"Cristo a nos ensinar a chamar Deus de Pai, já queria nos mostrar que precisamos acolher ao outro como irmão e irmã, Se Jesus no altar na cruz deu Maria para ser nossa mãe, a mãe da igreja, a mãe de cada um que nele acredita."
A partir dessa fala do missionário redentorista Padre Camilo C.Ss.R, podemos refletir que necessitamos acolher os nossos irmãos na caminhada da vida, compartilhando a comunhão da fé chegaremos a Cristo. A Igreja precisa crescer em conjunto para se encerrar as divisões, tudo aquilo que separa os irmãos de viverem em plena harmonia.
O amor de Jesus nos ensina a sermos humildes e a sempre perdoar! Então, prosseguir com o zelo ao próximo, a união do amor, enxergando a bondade no coração de cada cristão, sem as divisões de exclusão, brigas e preconceitos.
Desse modo viveremos a linguagem do amor e assim nos entenderemos, perdoaremos e acolheremos e a partir em diante caminharemos rumo ao coração de Deus.
Acompanhe novamente
5º dia da novena
Na segunda-feira (13), Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R. refletiu o tema da noite “Profetas da Misericórdia”, pois precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia, fonte de alegria, serenidade e paz, sendo condição da nossa salvação.
“A experiência verdadeira de Deus deve levar-nos a ir além do que diz a lei. Porque nós vamos ao sentido profundo da vida sagrada de cada pessoa humana. Isso está escrito em nosso coração, está escrito em nosso coração por Deus, não uma substituição da Lei, mas buscar o verdadeiro sentido: viver a fraternidade, a comunhão, a solidariedade! Viver a misericórdia, porque nosso Deus em primeiro lugar revelado por Jesus é um Deus de misericórdia e que deve nos inspirar também”.
O missionário redentorista também falou que a proposta de Jesus é deixar-nos inspirar pela Sua Palavra, de maneira que em primeiro lugar não nos sintamos juízes uns dos outros.
“Só Deus conhece o coração e quem pode nos dar essa graça, meus queridos irmãos e irmãs, de entender em profundidade a mensagem de Jesus é o seu Espírito Santo. Por isso, ao rezarmos hoje o tema da Misericórdia, vamos voltar para Deus, vamos pedir ao Espírito Santo, que assim como nós temos visto essas velas que se queimam, que se consomem gerando luz e calor, que o Espírito Santo de Deus gere em nossos corações a luz da palavra de Jesus e o calor da misericórdia do Pai”.
Assista ao 5º dia da Novena
4º Dia da Novena de Pentecostes
Na sexta-feira (10) Pe. Vanderlei refletiu o tema da noite “Sedentos de Sabedoria”, exortando a todos nós a buscarmos no Santo Espírito o conhecimento para assimilarmos com profundidade a Palavra que nos salva.
“Quantas e quantas realidades fazem parte de nossa vida humana e que a cada tempo nós paramos e percebemos como avançamos. Essa sabedoria que recebemos da graça de Deus é um dos traços da nossa humanidade. Ser humano é ser inteligente.”
O padre destacou que a sabedoria nos leva a olhar para Jesus, para a forma que Ele vivia, e a perceber que diante dos conflitos Ele olhava positivamente para as situações e os sinais dados por Nosso Senhor eram a prova disso.
“E outra reflexão que o Evangelho nos traz, muito importante, é o pecado contra o Espírito Santo […] percebermos que não é o atingir o Espírito Santo em si, mas através do nosso jeito de ser desvinculados do jeito de Jesus a gente rompe a nossa relação com Deus. Por quê? Quem é o caminho? Quem é a verdade? Quem é a vida? Qual é a porta que nós devemos passar para chegar aos céus?”, disse.
Dessa forma, de acordo com o padre, se negarmos Jesus, a sua Palavra, a Sua maneira de ver o mundo cometemos um atentado contra a nossa fé e contra o Espírito Santo. Por isso, necessitamos aprender a viver a sabedoria.
Assista novamente:
3º Dia da Novena de Pentecostes
No terceiro dia de novena, o Missionário Redentorista Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R., reforçou a mensagem de Pentecostes para sermos fortalecidos na Eucaristia.
“Nós encontramos a fortaleza à medida que nós nos deixamos conduzir pela Luz do Espírito Santo de Deus. E de que maneira o Espírito vai nos conduzir? Quando nós formos integrando a nossa vida à Palavra, a mensagem de Jesus”.
E essa palavra, ao refletir a Leitura de Jo 6, 51-58, traz uma mensagem muito importante, reforça o padre: “Comer a Carne do Filho do Homem e beber o Seu Sangue. Esta é a experiência cristã de incorporar em nosso jeito de ser, o jeito de Jesus de Nazaré. Trazer para nosso dia a dia aquilo que nós entendemos e compreendemos da sua forma de relacionar-se com o Pai, na liberdade de filhos e filhas”.
E quando a sabedoria do Evangelho já nos preenche, o Espírito Santo já fará parte de nossas vidas, completa Pe. Vanderlei:
“Ao tomarmos decisões a partir do que o Evangelho nos ilumina, nós estamos fazendo a experiência de manifestar o Cristo que mora em nós que já recebemos no Batismo. Não precisamos buscar nas alturas o que já está dentro de nós, já mora em nós o Espírito Santo de Jesus porque é preciso irmos gradativamente integrando no nosso ser, o ser de Jesus. São Paulo, ao viver isso, vai dizer no final de sua história ‘eu vivo, mas já não sou eu quem vive é o Cristo quem vive em mim’ (Gl 2, 20).”
E por fim, convidou a todos a pedir a graça a Deus de que cada vez que colocarmos em prática a Palavra, pedir à Mãe Aparecida sua ajuda.
“Que Ela nos ajude como ajudou nas Bodas de Caná, naquela situação constrangedora da falta de vinho, em que Ela disse aos servidores: ‘façam o que Ele vos disser’. Que tenhamos a possibilidade para acolher a mensagem, que tenhamos a coragem de apostar na inspiração da Palavra e ir nos vencendo gradativamente a dureza de nosso coração”.
Np segundo dia de novena, somos convidados a refletir o sim que devemos dar ao Espírito Santo, refletindo o caminho árduo, mas necessário para chegar ao Pai.
O Missionário Redentorista, Pe. Domingos Sávio da Silva, continuou a reflexão nesta segunda noite de Novena de Pentecostes, na Basílica Histórica, lembrando da proposta de Deus apresentada por Jesus a humanidade.
“Jesus mais uma vez está apresentando a proposta que o Pai tinha para a inteira humanidade e a partir já da Eucaristia. Que era a seguinte: como Ele na Eucaristia, que cada um de nós fossemos como um alimento na vida de nossos irmãos e irmãs.”.
O Pe. Domingos Sávio, lembrou os fiéis presentes, que Jesus perguntou aos apóstolos sobre seguir aquele caminho e hoje pergunta a cada um de nós:
“Vocês não querem ir embora também? Como quem quer dizer: eu não vou diminuir a proposta do Pai, ainda que seja para vivê-la sozinho, eu vou até o fim”.
Ele continuou lembrando a resposta que Pedro deu a Jesus, que pode nos inspirar a responder também ao Espírito Santo.
“Claro Senhor que é duro, mas a quem iríamos? Tu tens palavras de vida eterna e nós acreditamos que tu és o Santo de Deus. É na tua vida que se manifesta realmente aquilo que o pai quer de todos e de cada um de nós”.
E finalizou destacando que Pedro possa nos inspirar e Maria nos auxiliar nesse caminho em que vivemos e que devemos responder “sim”, ao Espírito Santo.
“Que o Espírito Santo que inspirou Pedro possa inspirar a mim e a você a darmos essa mesma resposta a Jesus. Jesus não é fácil sermos Eucaristia como vós, mas que outro caminho existe de vida para que um dia convosco cheguemos ao Pai? E que Nossa Senhora, a esposa do Espírito Santo, nos ajude a dar essa resposta de Pedro. Não é fácil, mas o caminho é esse. Na força do Espírito vamos em frente”.
No primeiro dia da novena foi presidido pelo Padre Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R., animado pelo Irmão Orlando Augusto, C.Ss.R. e teve como tema “Construtores da Paz”.
1/3
O Evangelho do momento de oração foi retirado de João 20, 19-23.
Padre Domingos iniciou a reflexão a partir do exemplo de São Paulo, apóstolo que fez uma experiência forte com o Espírito Santo.
“São Paulo diz… se temos o Espírito Santo, somos incapazes de fazer o mal. Se não temos, não somos capazes de fazer nenhum bem. Olha o que Jesus nos diz no Evangelho: ‘como o Pai me enviou, agora eu envio vocês’. Isto é, com a mesma missão, com a mesma força. Será possível que isso aconteça?… Jesus nos prova, logo a seguir. O que Ele fez sobre os discípulos aos quais Ele confiou aquela missão? Soprou sobre eles e disse: ‘recebam o Espírito Santo.’”
O padre questionou também se em nós, muitas vezes, há a falta de fé para acreditar que com o Espírito Santo podemos dar seguimento a missão de Jesus, como construtores e construtoras da paz.
“Peçamos a Mãe, Esposa do Espírito Santo, [Aquela que] depois de Jesus, quem mais se deixou levar pelo Espírito, que Ela nos dê a fé no Espírito Santo. Mas, uma fé em nós de que com o Espírito Santo somos realmente capazes de dar continuidade a Jesus, as suas obras e missão”, concluiu.
Veja o 1º Dia da Novena de Pentecostes:
Fonte: Colaboração de Beatriz Nery, Alberto Andrade, Rhanna Felício, Laís Silva, Letícia Dias
Casa da Mãe acolheu neste domingo, a Romaria da Pastoral da Sobriedade
Dom Orlando presidiu a celebração deste domingo, agradeceu o trabalho da pastoral de sobriedade e pediu pela recuperação das vítimas das drogas.
Casa da Mãe acolhe Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo, neste sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.