Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 09 MAI 2019 - 11H54

Santuário lança livro da Novena e Festa da Padroeira 2019

Matheus Andrade/Impressa
Matheus Andrade/Impressa

O Santuário Nacional lança oficialmente neste sábado (27), durante a Santa Missa da 9h, no Altar Central, o Livro da Novena e Festa da Padroeira 2019. De 3 a 12 de outubro, os devotos irão refletir, na Casa da Mãe Aparecida, o tema ‘Com Maria: escolhidos e enviados em missão’.




A temática responde o espírito missionário que o Papa Francisco, ao recordar o centenário da Carta Apostólica Maximum Ilud, de Bento XV, orienta, para que o mês de outubro seja um “Mês Missionário Especial”. Como explica o reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, no texto de apresentação do livreto: “Queremos recordar a nossa missão batismal e o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura”. Deixemo-nos tocar pelo espírito missionário de Nossa Senhora, pois Ela nos ensina a sair de nós mesmos, assim como saiu de sua casa e rompeu distâncias para servir sua prima Isabel”.

Padre Ferdinando Mancílio, diretor de Periódicos da Editora Santuário, salientou que Novena e Festa de 2019 preocupam-se em ser sinal de Igreja viva e presente, escutando o vigário de Cristo, que é o Papa. “Em cada dia da Novena, procuraremos refletir um dado desta nossa dimensão missionária, sempre ligada a Nossa Senhora, que é a primeira discípula e primeira missionária de Jesus”, afirmou.

Além disso, a Novena e Festa trazem a reflexão sobre o Sínodo da Amazônia, tema da próxima edição da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos no Vaticano, que também acontecerá no mês de outubro. “Durante a Novena, queremos refletir como Igreja sobre a Amazônia, no sentido missionário, no sentido de defesa da vida das pessoas, dos grupos indígenas e também da própria natureza. Nós sabemos que há o interesse exploratório da Amazônia, sem nenhum outro cuidado com os pobres que lá labutam, com o povo de Deus”, ressaltou padre Ferdinando.

De 3 a 11 de outubro, a Novena levará os devotos a louvarem e agradecerem a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, escutar a Palavra de Deus e refletir sobre o seu compromisso como cristãos e ainda, ouvirem o testemunho de alguém que vive plenamente a missão. “O testemunho missionário-profético, como estamos chamando, vem nos lembrar do caráter do nosso batismo, como aqueles que assumem a mesma missão de Jesus”, detalhou o diretor de periódicos da Editora Santuário.

As Novenas da tarde e noite contarão também com a adoração e contemplação de Jesus no Santíssimo Sacramento, terminando cada dia da celebração com o envio missionário dos devotos

Além do roteiro de cada dia para a Novena e Festa, Padre Ferdinando falou das diversas sugestões de música que estão no final do livro, sendo uma ótima opção para os devotos que preparam as celebrações de Nossa Senhora Aparecida em suas comunidades. “No livrinho da Novena, nós trazemos os cânticos tradicionais de Nossa Senhora e ainda uma novidade, que é um canto sobre a missionariedade na Amazônia. O autor é o Manoel Nerys e a música chama-se ‘Nossa vida é Missão’”.

O Livro da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2019 é uma parceria do Santuário Nacional com a Editora Santuário, e pode ser facilmente adquirido pelo valor simbólico de R$2,00. A publicação está disponível na Loja Oficial do Santuário e nas Livrarias da Editora Santuário.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Cadastre seu email
Receba novidades sobre a novena e festa

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.