Vem aí a 18ª Romaria do
Terço dos Homens

FALTA POUCO!

Dias:
:
Horas:
:
Min:
:
Seg:

18ª Romaria do Terço dos Homens

Bênção da Manhã

Bênção da Manhã reflete sobre sinodalidade e saúde mental

Programa da TV Aparecida destaca a escuta, o acolhimento e a ética do cuidado como caminhos para o bem-estar integral

Escrito por TV Aparecida

04 FEV 2026 - 10H29

Reprodução / TV Aparecida

O programa “Bênção da Manhã”, exibido de segunda a sexta-feira, às 7h35, na TV Aparecida, apresentou mais uma reflexão relevante sobre a sinodalidade, desta vez em diálogo com a saúde mental. A pauta destacou que o bem-estar integral passa, necessariamente, pela experiência de acolhimento e pelo sentimento de pertencimento, dimensões centrais da vivência sinodal.

Para aprofundar o tema, a atração contou com a participação da médica e teóloga Dra. Maria Inês de Castro Millen e da psicóloga Dra. Dione Menz, conselheira da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB, que participou por vídeo. A conversa foi mediada pelo apresentador e Missionário Redentorista Pe. Camilo, que conduziu o diálogo a partir do questionamento sobre o significado da sinodalidade na vida eclesial.

Segundo Dra. Maria Inês, o termo “sínodo” tem origem antiga na tradição da Igreja e remete ao chamado de caminhar juntos. A partir dessa compreensão, a sinodalidade se consolida como um estilo de “ser Igreja”, que se expressa no modo de agir, de se relacionar e de enfrentar as diferentes realidades e desafios do cotidiano.

Dentro dessa dinâmica, a convidada ressaltou a escuta como um elemento fundamental. Mais do que ouvir, é preciso acolher o que o outro diz e sente, com atenção e sensibilidade, permitindo que essa escuta ecoe no coração da comunidade e gere respostas concretas e significativas, capazes de promover equilíbrio emocional e cuidado mútuo.

A reflexão também destacou a ética do cuidado como eixo central da sinodalidade, fortalecendo uma prática eclesial marcada pela inclusão, pela proximidade e pela atenção às dores e sofrimentos humanos.

Contribuindo com o debate, a Dra. Dione Menz chamou atenção para a saúde mental dos idosos, reforçando a necessidade de um olhar cuidadoso, atento e delicado para com o próximo, mesmo quando suas fragilidades não são reveladas. Para a psicóloga, colocar a sinodalidade em prática é também reconhecer e responder, com sensibilidade, às necessidades silenciosas, promovendo acolhimento e dignidade em todas as etapas da vida.

Assista ao vídeo e reflita a respeito:


“Bênção da Manhã”, segunda a sexta-feira, às 7h35

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Bênção da Manhã

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...