O programa “Diálogos: Qual Caminho Seguir?” é exibido de segunda a sexta-feira, às 11h30, na TV Aparecida. Nesta semana, Padre Mauro Vilela apresentará uma série sobre a Pastoral Afro-Brasileira e contará com a participação da pedagoga e leiga Vera Lopes para falar a respeito.
A convidada vai traçar uma linha histórica desde o surgimento das pastorais, em especial da pastoral afro, destacando os envolvidos na iniciativa. Segundo Vera, Dom José Maria Pires, “Dom Zumbi”, o primeiro bispo negro do Brasil foi uma peça fundamental para despertar a consciência da necessidade de cuidar dos negros, inclusive dentro da igreja.
Mais adiante, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reuniu o Grupo União e Consciência Negra (GRUCON) para discutir a situação do povo negro na igreja e na sociedade. Tempos depois, este mesmo grupo foi se organizando a fim de estruturar o que hoje veio a ser a Pastoral Afro -Brasileira.
Hoje, a pastoral desempenha sua missão de valorizar a cultura afro-brasileira, promover a dignidade do povo negro, combater o racismo e a discriminação, e fortalecer a identidade negra na sociedade e na Igreja.
Assista aos programas apresentados nesta semana e saiba mais:
Assista “Diálogos: Qual Caminho Seguir?” de segunda a sexta-feira, às 11h30, na TV Aparecida, e reveja outros episódios pelo Youtube.
TV Aparecida celebra fim de ano com vasta programação especial
A TV aparecida preparou uma programação todas especial para celebrar o Fim de Ano e acolher 2026 com muita alegria e bons sentimentos.
Rigatoni com Molho de Tomate Cereja - Sabor de Vida
Uma receita leve, com muito sabor e que deixa qualquer refeição especial; aprenda com Chef Léo Roncon
Polenta Frita - Sabor de Vida
Crocante por fora, macia por dentro: a entrada perfeita para começar a sua refeição. Aprenda a receita de Chef Léo Roncon!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.