Lista de materiais:
Passo a Passo
Preparação do risco: Com a caneta mágica, risque na lateral do tecido o contorno para as tulipas;
Bordado das hastes: Use a lã alfazema junto com o fio perlé verde folha. Trabalhe com ponto aresta, bordando os dois lados dos ramos;
Bordado das tulipas: Utilize a lã mesclada laranja. Faça as flores com ponto reto sobre os ramos. Para o pistilo, borde o centro das tulipas com linha perlé amarela em ponto reto;
Capa e manto: Use a lã caramelo para bordar as bordas da capa com nó francês. No meio até as laterais da capa, borde em ponto haste e nó francês, seguindo o desenho da estampa. Contorne todo o manto com nó francês;
Coroa: Borde a coroa com lã caramelo em ponto reto e nó francês. Finalize o contorno superior com fio dourado, em ponto reto, formando a auréola;
Detalhes finais: Dentro do contorno oval interno, abaixo da coroa, borde com ponto areia usando o fio dourado;
Ponto de aresta: Puxe a agulha no centro superior do desenho, mantenha o fio para baixo com o polegar esquerdo, introduza a agulha um pouco à direita no mesmo nível e faça um pontinho para baixo até o centro, conservando a linha por baixo da ponta da agulha. A seguir, introduza a agulha um pouco à esquerda no mesmo nível e faça um ponto para o centro, conservando a linha por baixo da ponta da agulha. Faça estes dois movimentos alternadamente. Faça o ponto de aresta duplo, no qual dois pontos são feitos para a direita e para a esquerda alternadamente.
Ponto de contorno | Ponto de haste:
Trabalhe da esquerda para a direita fazendo pontos levemente inclinados, regulares, ao longo da linha do desenho. O fio sai sempre à esquerda do ponto anterior. Esse ponto é usado para hastes de flores, contornos, etc. Pode também ser usado como uma cobertura; carreiras de ponto de haste feitas bem juntas dentro de um desenho até cobri-lo completamente.
Ponto reto
Este ponto é mostrado como pontos individuais espaçados feitos de modo regular e irregular. Algumas vezes os pontos são de tamanho variado. Os pontos não devem ser feitos nem muito longos nem muito frouxos. O ponto pode também ser feito em tecidos de fios iguais.
Ponto de areia
Este ponto simples de cobertura é composto de pequenos Pontos Retos de igual tamanho, dispostos a espaços regulares sobre o desenho, conforme mostrado no diagrama.
Nozinhos franceses
Puxe a agulha no lugar onde será feito o ponto, mantenha a linha presa com o polegar esquerdo e enrole a linha duas vezes na agulha. Ainda mantendo a linha presa firmemente, gire a agulha para trás ao ponto de partida e introduza-a bem junto ao lugar de onde saiu a linha. Passe a agulha para o avesso do tecido e arremate no caso de um nozinho só, ou passe para o lugar onde será feito o ponto seguinte.
Artesão: Afonso Franco
Instagram: @tecidosafonsofranco
1/4




“Faça Você Mesmo”, de segunda a sexta-feira, às 14h
Rabanada de Chocotone - Sabor de Vida
O clássico das festas ganha ainda mais sabor com a combinação de rabanada e chocotone
Filé Mignon Suíno com Molho de Laranja - Sabor de Vida
Uma combinação equilibrada de suculência e acidez que realça o sabor do filé mignon suíno
Purê de Castanha Portuguesa - Sabor de Vida
Uma opção cremosa e sofisticada que valoriza o sabor delicado da castanha portuguesa
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.