A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) traz a saúde mental como um dos itens de fiscalização nos ambientes de trabalho. No TJ Aparecida acompanhe alguns detalhes da mudança para as empresas e a importância para inúmeros trabalhadores no Brasil.
O ano de 2025 totalizou cerca de 546 mil afastamentos por conta da saúde mental no Brasil. Nos casos de ansiedade e depressão somam um aumento de 15% em comparação ao ano de 2024, tornando-se um recorde. O número geral de licenças concedidas na Previdência Social foi de 4 milhões.
Isabela Camargo, jornalista e comunicadora sobre saúde mental, comenta sobre a importância da NR-1 e como ela surgiu:
“É importante dizer que a síndrome de burnout, depressão, crises de pânico e todos esses problemas relacionados à saúde mental são consequências de riscos psicossociais mal gerenciados. Então, quando a NR1 traz essa atualização, todos nós estamos ganhando porque nós estamos vivendo a segunda maior revolução no ambiente de trabalho. A primeira foi na década de 70, com a criação dos EPIs para riscos físicos, porque o Brasil ganhou o título de campeão internacional de acidentes de trabalho. A partir desse pódio nós tivemos o início das normas regulamentadoras.”
Com a nova atualização, além dos riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho, os riscos psicossociais estão incluídos. Na entrevista a comunicadora frisa sobre a importância de falar sobre o assunto, principalmente para quem convive com estresse diário na área de trabalho.
“O ambiente de trabalho promove ou definha a saúde do trabalhador. O problema não está no trabalho em si, mas em um trabalho em que você não tem tempo de recuperação, que você está sob circunstâncias de assédio e onde não há comunicação. A cultura que nós vivemos é assim. Nós é que precisamos saber os nossos limites, nós é que precisamos saber reconhecer quando andar e quando correr”, comenta a especialista sobre a cultura do profissional de dar conta de tudo sozinho, acreditando ser um mérito.
Os riscos psicossociais envolve na forma como são planejadas, organizadas e executadas as ordens no trabalho. Exemplos incluem:
• Metas impossíveis de cumprir;
• Excesso de trabalho;
• Assédio moral;
• Falta de apoio dos chefes;
• Tarefas repetitivas ou solitárias;
• Desequilíbrio entre o esforço e a recompensa;
• Locais com falhas na comunicação.
Confira abaixo a reportagem completa:
"TJ Aparecida", de segunda a sexta-feira, às 16h45
Aparecida Debate ressalta a presença masculina na fé
Programa se inspira na Romaria do Terço dos Anos, que acontecerá no Santuário Nacional
Mousse de Chocolate com Caramelo de Laranja - Sabor de Vida
No “Sabor de Vida”, o público aprende receitas variadas, sempre com o toque especial do chef Leonardo Roncon.
Arroz Carreteiro - Sabor de Vida
O programa ensina receitas saborosas e descomplicadas para uma refeição com Sabor de Vida!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.