Notícias

O que é o Sínodo dos Jovens?

Escrito por Allan Ribeiro

18 FEV 2017 - 00H00 (Atualizada em 04 JUL 2023 - 15H44)

“Não tenhais medo de escutar o Espírito que vos sugere escolhas ousadas", disse Papa Francisco ao convocar o Sínodo dos Jovens. O Santo Padre volta os olhares da Igreja para a juventude.

Mas, o que exatamente é essa reunião de bispos e por que os jovens são o tema de tudo isso? Teremos mais espaço na Igreja, então?

:: Jovens são convidados a direcionarem o Sínodo dos Bispos

JMJ - Krakow 2016

Calma, vamos explicar um pouco melhor. Foram solicitados às comissões episcopais de todos os países três temas para que pudessem ser abordados em um encontro, junto ao Papa, no Vaticano.

Entre todas as conferências do mundo surgiu a realidade e os desafios da juventude de forma muito latente. Com a definição da temática, a Igreja passa então a vivenciar essa essência durante os próximos três anos.

Neste ano, já começam os trabalhos com a fase de consulta ao povo de Deus. Os jovens terão três formas de terem voz ativa nas decisões:

Primeiro passo: pelas dioceses, onde responderão a um questionário. 

Segundo passo: terão um canal digital para que possam participar de forma individual.

Terceiro passo: poderão apresentar as práticas pastorais de seus grupos para serem compartilhadas e publicadas, servindo de inspiração para outros movimentos pelo mundo.

Já em 2018 será a vez dos bispos se reunirem em Roma para interpretarem todos esses dados e traçarem diretrizes para os trabalhos futuros. A partir daí, a Igreja tomará consciência sobre o tema, rezando e ofertando um olhar de carinho aos jovens.

Depois do Sínodo, os cristãos aguardarão o documento pós-sinodal. Assim como o Amoris Laetitia, que trouxe as diretrizes após o Sínodo das Famílias, em 2015, os frutos das discussões sobre os jovens também resultarão em um texto que pautará as ações pastorais.

Diante desse gesto, Papa Francisco lança que é preciso fazer ouvir o grito da juventude, deixando o ressoar nas comunidades e fazendo-o chegar aos pastores. Então, sejamos fermento nessa massa, participando efetivamente desse importante momento para Igreja em todo o mundo.

:: Saiba tudo sobre o Sínodo dos Jovens no infográfico 'Essa é a juventude do Papa':

Shutterstock / Montagem: A12
Shutterstock / Montagem: A12


1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...