Por Redação A12 Em Igreja

Entrevista: Dom Orlando Brandes conversa com Portal A12

Aparecida acaba de ganhar um novo arcebispo no último dia 21 de janeiro. O Catarinense de Urubici, dom Orlando Brandes é bastante conhecido pelo seu jeito simples e eficaz de se comunicar com o povo, pelos seus programas de televisão na Rede Vida e na TV Evangelizar e por ter sido bispo de Joinville (SC) entre 1994 e 2006 e Londrina (PR) de 2006 até 2016. Com muita simpatia e humildade ele recebe a equipe do Portal A12 para um bate-papo informal. Confira na íntegra.

Dom Orlando Brandes Foto: Eduardo Gois - A12

Foto: Eduardo Gois/A12

Portal A12 - Como o senhor recebe essa nova missão e que tipo de bispo o povo da arquidiocese de Aparecida pode esperar?

Dom Orlando Brandes – Meu coração vem aberto para ser um pastor. Eu gosto muito da minha pastoral, gosto muito da bíblia, e eu gosto muito de uma Igreja missionária, nunca esquecendo os mais pobres e criando na arquidiocese esse espírito de comunhão, este espírito de família. Venho com a máxima boa vontade para trabalhar não só com a minha competência, que não é muito grande, mas principalmente sob os cuidados da graça de Deus e da iluminação do Espirito Santo e da intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Eu quero dar o apoio que eu puder a arquidiocese, aos padres, aos fiéis e também ao Santuário, com bastante unidade com os missionários redentoristas. Que todos tenham toda a liberdade de colocar os seus pensamentos, suas sugestões. Eu quero aprender.

Trago a experiência de 12 anos como bispo em Joinville, e mais 10 anos de experiência em Londrina. Aqui estou por bondade e misericórdia de Deus, para ser aqui uma pequena Imagem de Jesus, o Bom Pastor.

A12 - O senhor sempre se envolveu com comunicação. Tem programas de televisão e um jeito bacana de se comunicar com o povo. Teremos uma continuidade nesse aspecto?

Dom Orlando - Um dos dons que Deus me deu foi estar presente e evangelizando nos meios de comunicação, porque com esses meios vamos chegar aos confins da terra. Eu acredito muito na evangelização através de todos os meios de comunicação e faço questão de estar presente, de colaborar, quanto mais espaço me derem, tanto mais alegria eu terei de deixar uma palavra de orientação, uma palavra do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e uma palavra iluminada pela Doutrina Social da Igreja, porque a Igreja tem de olhar o seus pobres, a realidade social, a política que nos envolve, estamos com os pés na terra, com as mãos na massa, e com os olhos sempre no céu

Farei todo o possível para servir da melhor maneira possível, pois não posso me omitir diante de uma oferta tão preciosa, tão responsável e tão urgente que é essa dos meios de comunicação social.

A12 – Pode deixar uma mensagem ao público do Portal A12?

Dom Orlando - Queridos amigos, na aparição da Imagem os pescadores eram três. Tudo começou com um pequeno grupo e depois a Imagem foi para as casas das pessoas. Eu acredito muito nesse pequeno grupo que depois vira multidão. Hoje temos 12 milhões de peregrinos, então vamos acreditar na Igreja família, na Igreja em casa. Há uma mensagem muito grande a partir do encontro da Imagem. Vamos lançar as redes em águas mais profundas?

A Imagem era de barro, nós também, depois, como a Imagem que foi quebrada, foi o pecado quem também nos quebrou e prejudicou o nosso relacionamento com Deus, entre nós mesmos e os nossos irmãos e da mesma forma com a natureza. Pelo o fato de ter sido encontrada no Rio Paraíba do Sul também temos a obrigação e a responsabilidade com o planeta, com água, com a ecologia, com todo esse projeto de salvar a nossa casa comum. Me ajudem a ser mais santo, vamos nós todos sermos mais santos e o Brasil será bem melhor.

:: "São Vocês que Tomam Posse da Minha Vida e do Meu Ministério”, diz Dom Orlando Brandes em Cerimônia de Posse

:: “Quero estar no meio do povo”, afirma dom Orlando Brandes

:: Dom Orlando tem grande missão na arquidiocese de Aparecida

:: Novo arcebispo de Aparecida se revela um comunicador do povo

8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...