Por Redação A12 Em Igreja

Igreja de Belo Horizonte promove campanha pelo uso consciente da água

A falta de chuvas e o nível dos reservatórios em todo o Brasil têm preocupado autoridades e a população.

Em Belo Horizonte (MG), o nível dos reservatórios das represas de Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores tiveram pequena queda nesta quarta-feira, 4 de fevereiro. (Dados da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais (COPASA) sobre os níveis dos reservatórios).

Juntas, as três represas do Sistema Paraopeba abastecem 31 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Foto de: Divulgação

campanha agua belo horizonte

Diante da crise hídrica que atinge toda a Região Sudeste do Brasil, a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) iniciou a campanha ‘Pela vida: economize água, cuide do meio ambiente’.

A partir da iniciativa, a Arquidiocese convoca todos os fiéis a preservar, ainda mais, a água e a defender, com especial empenho, a natureza.

Em mensagem enviada às comunidades, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, lembrou o discurso do Papa Francisco durante reunião com colaboradores da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O pontífice disse: “A água não é de graça, como muitas vezes pensamos. Vai ser o grave problema que pode nos levar a uma guerra”.

Dom Walmor pediu o empenho de todos no uso consciente. “A falta de água é claro sinal de que a humanidade, como consequência de seus próprios atos, está em sério perigo. Por isso, como cristãos, somos convocados a agir para ajudar a mudar essa grave situação. Pedimos às nossas comunidades de fé que se mobilizem para a importante campanha educativa e solidária”.

A orientação da arquidiocese mineira é para que as comunidades de fé desenvolvam ações que visem à economia dos recursos hídricos e a partilha de bons exemplos, para inspirar novas iniciativas.

“Também é de fundamental importância que todos, em comunhão, rezem para que Deus nos conceda chuvas, tão necessárias para o abastecimento dos reservatórios de nossas cidades”, descreve a nota oficial da arquidiocese.

Entre as sugestões está a inclusão nas celebrações de orações do bem-aventurado Paulo VI para pedir chuvas:

Deus, nosso Pai, Senhor do Céu e da Terra (Mt 11, 21). Tu és para nós existência, energia e vida (Act 17, 2).

Criaste o homem à Tua imagem (Gn 1, 27-28) a fim de que com o seu trabalho ele faça frutificar as riquezas da terra colaborando assim na Tua criação.

Temos consciência da nossa miséria e fraqueza: nada podemos fazer sem Ti (Jo 15, 5).

Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol (Mt 5, 45) e fazes cair a chuva, tem compaixão de todos os que sofrem duramente pela seca que nos ameaça nestes dias.

Escuta com bondade as orações que te são dirigidas com confiança pela Tua Igreja (Lc 4, 25), como satisfizeste súplicas do profeta Elias (1Rs 17, 1) que intercedia em favor do Teu povo (Tgo 5, 17-18).

Faz cair do céu sobre a terra árida a chuva desejada a fim de que renasçam os frutos (Tg 5, 18) e sejam salvos homens e animais (Sl 35, 7).  

Que a chuva seja para nós o sinal da Tua graça e da Tua bênção: assim, reconfortados pela Tua misericórdia (cf. Is 55, 10-11), dar-te-emos graças por todos os dons da terra e do céu, com os quais o Teu Espírito satisfaz a nossa sede (Jo 7, 37-38).

Por Jesus Cristo, Teu Filho, que nos revelou o Teu amor, fonte de água viva, que brota para a vida eterna (Jo 4, 14).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...