Opinião

Quaresma e penitências modernas

Dom Orlando Brandes (Thiago Leon)

Escrito por Dom Orlando Brandes

19 FEV 2021 - 13H00 (Atualizada em 11 MAR 2022 - 11H55)

Quaresma é tempo de penitência, renovação, restauração. Proponho algumas penitências próprias para quem vive e sobrevive na cultura moderna. São penitências libertadoras, saudáveis, humanizadoras, necessárias.

.:: Jejum digital: uma alternativa para essa Quaresma

📌 Libertação da dependência dos aparelhos eletrônicos

A tecnologia virou ídolo. Somos reféns e escravos do celular, da internet, da televisão, etc. Estes meios de comunicação virtuais são magníficos e realizaram uma revolução sem igual. Todavia, o mau uso destes meios nos escraviza.

:: Quando termina a Quaresma?

📌 Cortesia no trânsito

Motorista irritado no trânsito Foto: shutterstock
A cortesia é sinônimo de respeito, atenção, reverência para com os outros. Penitência no trânsito significa desfazer-se de veículos desnecessários, usar os meios públicos de transporte, observar as leis e caminhar mais. Todavia, a cortesia é uma excelente possibilidade de humanizar, suavizar e solucionar problemas crônicos nas cidades e estradas.

📌 Saber silenciar

escutar_oracao_silencioO barulho, a agitação, a dissipação nos obrigam a viver uma vida fragmentada, agressiva, doentia. Até o sono, a afetividade, a sexualidade são significativamente prejudicados. Saber parar, saber meditar é um remédio, uma solução prática, uma atitude sábia em favor da saúde, da paz, da boa convivência e da alegria de viver. A Quaresma equivale a um retiro espiritual!

📌 Equilibrar trabalho e família

família
Trabalho é bom. Trabalhar demais vira doença. É o que se chama de “síndrome da fadiga”, ou seja, esgotamento, apatia, desânimo, frustração. Sei que esta penitência é muito exigente, mas o excesso de trabalho não pode prejudicar a família. O lazer é um dever. Demos primazia à família e não ao lucro e ao consumismo, que se transformam em doença e desequilíbrio pessoal e familiar.

📌 Mudar o hábito alimentar e fazer exercícios

Mulher correndo - Foto: Shutterstock
Convivemos com a fome, a obesidade e o desperdício. Sem mudar hábitos alimentares e sem exercícios físicos, seremos candidatos ao hospital. A tentação do consumismo e da gula, por outro lado, trouxe a “ditadura da magreza”, que é outro problema grave. Quão sábio é Jesus quando nos ensina a jejuar!

📌 Cuidar da mãe terra e da irmã água

meio ambiente
O homem inteligente passou a ser demente, pela destruição do Meio Ambiente. A vida virou cálculo, lucro, dinheiro. Resultado disso tudo é que somos uma geração emocionalmente desequilibrada e culturalmente depredadora. Como escreve um grande teólogo: “o homem virou satã de si mesmo e da vida.”

Temos mil maneiras de salvar a mãe terra, a irmã água e todas as criaturas. Façamos da Terra nossa Casa Comum e o jardim desejado pelo Criador.

📌 A conversão pastoral

Mãos Caridade Oração Foto shutterstock.com

Eis uma penitência urgente e necessária. Não podemos permanecer na mesmice e na acomodação pastoral. O Papa Francisco nos convida à conversão pastoral através da Igreja em saídaE são muitas as saídas!

Primeira: sair de si e ir ao povo, às periferias.
Segunda: sair de casa e visitar as famílias.
Terceira: sair da sacristia e abraçar a realidade sofrida do povo.
Quarta: sair da diocese, da paróquia para outras regiões como, por exemplo, a Amazônia.
Quinta: sair para outros continentes, é a missão além fronteiras.
Sexta: sair da cultura pessoal para a enculturação em outras realidades.
Sétima: sair da zona de conforto, para a doação de si, o martírio e a própria morte.


Escrito por
Dom Orlando Brandes (Thiago Leon)
Dom Orlando Brandes

Arcebispo de Aparecida (SP)

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...