Igreja

Santuário do Caaró (RS) mantém viva memória de três santos mártires

Os santos padres e mártires Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, foram os primeiros evangelizadores nas terras do Sul do Brasil

Escrito por Elisangela Cavalheiro

19 NOV 2021 - 09H20 (Atualizada em 19 NOV 2021 - 11H29)

Reprodução.

No coração das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul, o Santuário de Caaró, em Caibaté, mantém viva a memória e o testemunho dos primeiros missionários do estado, os santos mártires Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, mortos em 1628.

No Brasil, a memória litúrgica dos Santos Mártires Roque, Afonso e João é celebrada no dia 19 de novembro. Os santos mártires foram canonizados pelo então Papa João Paulo II, em 1988. 

Anualmente, uma romaria reúne os milhares de fiéis e devotos que peregrinam ao lugar do martírio desses três padres ‘missioneiros’. Já se vão quase 90 anos de romarias feitas para lembrar a história destes três santos. 

História dos santos

Reprodução
Reprodução
Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, santos mártires do Brasil


Os Santos Mártires Roque, Afonso e João foram os primeiros evangelizadores nas terras do Sul do Brasil. Exerceram seu trabalho missionário junto aos índios Guaranis, no noroeste do Rio Grande do Sul. Padre Roque era do Paraguai e os padres Afonso Rodrigues e João de Castilho vieram como missionários da Espanha.

Depois de fundar numerosas comunidades cristãs, chamadas Reduções, entre os índios no Paraguai e região missioneira da Argentina, os missionários entraram em terras do atual Rio Grande do Sul, onde, a 3 de maio de 1626, celebraram a primeira missa em terras gaúchas, na localidade de São Nicolau.

Portal das Missões.
Portal das Missões.
Monumento marca lugar do martírio dos três santos


Depois de dois anos e meio de intenso trabalho missionário,
foram mortos por um grupo de índios rebeldes à evangelização, liderados pelo cacique-pagé Nheçu.

Os padres Roque e Afonso foram mortos na recém fundada redução de Caaró, no dia 15 de novembro de 1628, e o padre João dois dias mais tarde, em Assunção do Ijuí. 

Anualmente, uma romaria reúne os milhares de fiéis e devotos que peregrinam ao lugar do martírio desses três padres ‘missioneiros’. Já se vão quase 90 anos de romarias feitas para lembrar a história destes três santos. 

Serviço:

Santuário do Caaró
Endereço: Localizado a 16 km do centro de Caibaté, S/N, na BR-285

Reprodução Portal das Missões
Reprodução Portal das Missões
Romaria no Santuário antes da pandemia de Covid-19




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...