Por *Eduardo Gois Em Brasil Atualizada em 13 JUN 2018 - 15H30

Quando Santo Antônio não é só casamenteiro

santo antonio _shutterstock

Foto: Shutterstock

Leia MaisReze conosco a Trezena de Santo Antônio!Santo Antônio, São João e São Pedro: os santos juninosConheça algumas curiosidades sobre Santo AntônioSanto Antônio de Pádua, doutor da Igreja Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa?Na imensidão do Brasil, as mais diversas peculiaridades podem ser encontradas, inclusive o lugar onde Santo Antônio não é tão lembrado por ser aquele que une os casais, mas sim como o santo padroeiro dos caminhoneiros. A tradição começou em uma cidade do Estado de Sergipe chamada Itabaiana, pelo fato da Igreja Matriz do local ser dedicada ao Santo português.

Em Itabaiana, Capital Nacional dos Caminhoneiros, existe quase um caminhão para cada 10 habitantes. A cidade que também tem o comércio e a agricultura como um dos pilares da economia, tem população com cerca de 95 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) e cerca de 10 mil caminhoneiros em atividade. Por lá, todo mundo tem um parente ou algum amigo na estrada.

Para celebrar os reis das rodovias deste país, a comunidade local, que está localizada há 58 km da capital do Estado, Aracaju, escolheu trabalho extra para o santo. Ele é mais procurado para interceder pelos caminhoneiros do que pelos namorados.

festa dos caminhoneiros_sergipe notícias

Foto: Sergipe Notícias

Uma vez por ano, nos 13 dias que antecedem o dia do santo, 13 de junho, acontece a trezena de Santo Antônio, seguida pela Festa. Já são 53 edições, com direito a procissão de caminhões, festejos juninos e shows shows artísticos. No passado a cantora Sula Miranda, considerada “Rainha dos Caminhoneiros” era figura frequente. 

O tema deste ano é: O Cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo, em homenagem ao Ano do Laicato.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
antonio augusto guarita cartaxo comentou:

Muito bom e oportuno !

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por *Eduardo Gois, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.