Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa pede a Guadalupe que o ódio não guie a humanidade

Escrito por Redação A12

12 DEZ 2025 - 15H52 (Atualizada em 12 DEZ 2025 - 16H51)

Vatican Media

Na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro, o Papa Leão XIV celebrou a Missa na Basílica de São Pedro diante de milhares de fiéis, muitos com trajes tradicionais mexicanos. Toda a celebração foi em espanhol. Em sua homilia, o Pontífice fez uma oração profunda à Virgem, pedindo que o amor vença a violência e que a verdade ilumine a história dos povos.

Vatican Media Vatican Media


A alegria que Maria leva aos que sofrem

O Papa recordou a visita de Maria à sua prima Isabel e destacou a alegria que Ela leva aos que não encontram mais força. Segundo ele, essa mesma alegria chegou ao continente americano quando a Mãe de Deus apareceu no Tepeyac. Ali, “ela desperta nos habitantes da América a alegria de saber-se amados por Deus”.

A mensagem de Guadalupe, que diz: “Não estou eu aqui, que sou tua mãe?” é ainda mais forte nos tempos atuais, em que conflitos e dores pedem consolo. Para Leão XIV, essa voz “faz ressoar a promessa da fidelidade divina” e sustenta quem sente o peso da vida.

A oração do Papa à Virgem de Guadalupe

A partir dessa certeza, o Papa rezou diante da imagem da Virgem:

“Mãe, ensina às nações que querem ser seus filhos a não dividir o mundo em bandos irreconciliáveis, a não permitir que o ódio marque sua história nem que a mentira escreva sua memória. Mostra-lhes que a autoridade deve ser exercida como serviço, não como domínio. Instrui seus governantes em seu dever de custodiar a dignidade de cada pessoa em todas as fases da vida. Faze desses povos, teus filhos, lugares onde cada pessoa possa sentir-se acolhida.”

Unidade para os que se afastaram

O Santo Padre rezou ainda por aqueles que se distanciaram da Igreja. Suplicou que Maria derrube os muros que separam e que transforme os corações que espalham discórdia, recordando o desejo de Cristo de que “todos sejam um”.

O Papa pediu também por famílias, educadores, sacerdotes e consagrados, para que todos renovem seu amor a Deus e fortaleçam sua missão. Que cada lar seja uma escola de fé e que a verdade forme mentes e corações.

add_box  Estive afastada da Igreja, posso retornar para fazer a Crisma?

Servidores como Juan Diego

O Papa reforçou que a mensagem mariana não pertence a nós. Somos servidores, como o vidente do Tepeyac. Por isso, pediu:

"Virgem Santa, ajuda-nos a compreender que, embora destinatários, não somos donos dessa mensagem, mas, como são Juan Diego, somos seus simples servidores. Que vivamos convencidos de que onde chega a Boa-Nova tudo se torna belo, tudo recupera a saúde, tudo se renova. Ajuda-nos para não manchar com nosso pecado e miséria a santidade da Igreja que, como tu, és mãe."

Vatican Media Vatican Media


Ao concluir, o Pontífice rezou por sua própria missão como Sucessor de Pedro: “Para que confirme no único caminho que conduz ao Fruto bendito de teu ventre todos os que me foram confiados.”

E encerrou com o desejo de que a Igreja caminhe unida: “E faze que, confiando em tua proteção, avancemos cada vez mais unidos, com Jesus e entre nós, rumo à morada eterna que Ele nos preparou e na qual tu nos esperas. Amém.”

add_box Conheça cada símbolo apresentado no ícone de Nossa Senhora de Guadalupe

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...