Espiritualidade

São Francisco de Sales: Missão comunicadora

Uns têm o dom de falar bem, outros de escrever, outros de escutar e por aí vai. Entre os talentos de São Francisco de Sales, estava o de escrever

João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)

Escrito por João Antônio Johas Leão

24 JAN 2019 - 07H55 (Atualizada em 23 JAN 2024 - 15H24)

Wikipedia

Todos somos chamados a fazer apostolado. Deus nos concede alguns dons que, colocados a serviço d'Ele e com a sua Graça, darão muitos frutos. Mas esses dons não são os mesmos para todos. Pelo contrário, são muito pessoais, e essa pluralidade de talentos é uma riqueza imensa para a Igreja.

Leia MaisJornalistas da TV Aparecida e do A12 falam de experiências com a profissãoUns têm o dom de falar bem, outros de escrever, outros de escutar e por aí vai. Entre os talentos de São Francisco de Sales, estava o de escrever. E ele colocou esse talento muito a serviço do Reino, ajudado pelas novas tecnologias de imprensa, produziu muitos folhetos informativos sobre a fé católica - o que lhe conferiu o título de padroeiro dos jornalistas.

Esse Santo viveu em uma época conturbada para a fé (séc XVI), porque ela estava sobre constante ataque devido à reforma protestante. Uma das grandes missões de São Francisco de Sales seria a luta pela conversão dos protestantes, na qual alcançou um grande êxito, conseguindo que muitos deles retornassem à fé católica. Seus panfletos informativos foram muito importantes para isso.

Wikipedia
Wikipedia

Quando colocamos nossos dons e talentos nas mãos do Senhor, nunca podemos prever o que Ele fará, assim como a passagem do Evangelho em que lhe oferecem alguns pães e peixinhos, com os quais Jesus alimenta uma multidão de pessoas. O pouco que possuímos, nas mãos de Jesus, é mais que suficiente para que outros sem encontrem com Deus.

São Francisco foi de uma família abastada e, inicialmente, estudou direito. Foi difícil para seu pai aceitar que ele não queria seguir essa carreira esplêndida no mundo, mas que queria se dedicar ao sacerdócio. Como sacerdote, escreveu também alguns livros espirituais, que até hoje servem para guiar a vida espiritual de muitos católicos, a Introdução à Vida Devota e o Tratado do Amor de Deus.

A permanência de seus escritos mostra também que uma comunicação bem-feita e com conteúdo permanece no tempo, se perpetua. Penso que nisso também podemos ver o desejo de um comunicador sendo realizado, porque me parece que seu desejo mais profundo pode ser resumido em que se escute a mensagem que tem para dar.

Como todos os católicos, São Francisco de Sales possui uma mensagem muito importante para transmitir ao mundo; e como todo Santo, não descansa enquanto não tiver feito o máximo de suas capacidades e possibilidades para fazer com que essa mensagem chegue ao maior número de pessoas.

Um comunicador ou jornalista também tem esse desejo, mas o que muitos ainda não parecem ter é a consciência de que é o amor que deveria ser a motivação para a transmissão dessa mensagem existencial tão importante. Às vezes se comunicam coisas por interesse, querendo passar por cima do irmão, querendo vantagens apenas para si e se esquecendo dos demais.

São Francisco de Sales, e todo santo, para dizer a verdade, tem claro que a mensagem que possui e que quer comunicar é uma mensagem recebida do Amor e que precisa ser transmitida por amor e com amor.

Que o santo padroeiro dos jornalistas possa interceder por todas as pessoas que trabalham nessa área tão nobre da comunicação e que os faça experimentar que a única mensagem que vale realmente a pena ser transmitida é a mensagem do amor de Deus para conosco em Jesus Cristo, nosso Senhor. Sem essa mensagem de amor fundamental, nenhuma das outras mensagens pode encontrar um fundamento sólido, e perdem o sentido.


A12 entrevistou jornalistas católicos sobre a missão em levar a boa notícia


Escrito por
João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)
João Antônio Johas Leão

Licenciado em filosofia, mestre em direito e pedagogo em formação. Pós-graduado em antropologia cristã e entusiasta de pensar em que significa ser cristão hoje.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Antônio Johas Leão, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...