Por Luana Corrêa Em Redentoristas

Vice-província da Bahia

A presença redentorista na Bahia remonta aos anos de 1948, quando os missionários holandeses e brasileiros começaram suas atividades na Basílica do Senhor do Bonfim e no Santuário do Bom Jesus da Lapa. O superior geral dos redentoristas, Pe. Tarcísio Ariovaldo do Amaral, CSsR (1919-1994), propôs então que os poloneses assumissem este campo de missão e, em 08 de dezembro de 1972, o mesmo Superior Geral, instituiu a Missão Redentorista da Bahia com sede em Bom Jesus da Lapa. Assim, os redentoristas poloneses, substituindo os redentoristas da Vice-Província de Recife, assumiram a pastoral do Santuário de Bom Jesus da Lapa e a Paróquia com as comunidades rurais, na região semiárida do oeste baiano.

Vice-província do Recife (assembleia em 2015)

Os primeiros missionários poloneses que iniciaram a Missão Redentorista da Bahia foram: Pe. Ceslau Stanula, Pe. Josef Danieluk, Pe. Lukas Kocik, Pe. Franciszek Deluga e Pe. Tadeusz Mazurkiewicz.

A partir do ano de 1976, assumiram, em Salvador, o atendimento da Paróquia da Ressurreição do Senhor, no bairro de Ondina, e as comunidades anexas à mesma, entre os quais se destaca a Igreja de São Lázaro, no Alto da Federação. A Igreja de São Lázaro funciona como um Santuário, recebendo devotos de toda grande Salvador, principalmente do povo ligado às religiões afro brasileiras, bem característica na capital baiana. Ao longo do tempo, outras frentes de trabalho, em locais pobres da capital, aos poucos foram sendo assumidas: Tororó, Malvinas e Pituaçu. Por um período, os redentoristas atenderam, também, a Basílica de Senhor do Bonfim e, também, a cidade de Senhor do Bonfim/BA.

As Missões Populares e os Santuários são as prioridades principais da Vice-Província da Bahia. A pregação das Missões Populares ao povo pobre e humilde é dever principal do redentorista. Na Vice-Província, uma equipe é destinada a pregar as Santas Missões na Bahia e em outros estados vizinhos. Há, também, um Centro Missionário, responsável pela formação de Missionários e lideranças leigas, colaborando na formação missionária das paróquias e participando das Santas Missões. Mas, cada confrade é convidado a participar, pelo menos, uma vez por ano, da pregação das Santas Missões. 

Como Santuários, atendemos o de Nossa Senhora d'Ajuda, em Porto Seguro/BA, o de São Lázaro, em Salvador/BA e o de Bom Jesus da Lapa/BA, que se destaca pela sua originalidade ímpar, situado às margens do rio São Francisco, com amplas grutas naturais, que abrigam as Imagens Milagrosas do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade, acolhendo milhares de romeiros todos os anos.

Desde o ano de 1978, os redentoristas da Bahia iniciaram o trabalho na Pastoral Vocacional e na Formação de novos missionários. E, graças a tantas pessoas, esforços, parcerias interprovinciais e investimentos aplicados, poloneses e brasileiros são expressões da "Copiosa Redenção" na Terra de Santa cruz.

Prosseguido com outras fundações e novas atividades, atualmente, padres e irmãos redentoristas, poloneses e brasileiros, tem suas comunidades estabelecidas nas seguintes cidades: Salvador/BA (4 comunidades), Bom Jesus da Lapa/BA (3 comunidades), Porto Seguro/BA (1 comunidade) e Itabuna/BA (1 comunidade), além das etapas de formação nas comunidades interprovinciais do Noviciado, em Goiânia/GO e do juniorado, em Belo Horizonte/MG. A Vice Província da Bahia participam também, das iniciativas missionárias da URB (União dos Redentoristas do Brasil) no Suriname e em Portugal (Lisboa).

SERVIÇO:

Vice-Província Redentorista da Bahia
Rua Mesquita dos Barris, 157
Bairro Barris
Salvador/BA
40070-410
Fone: (71) 3328-7729
Site: redentoristas.com.br

 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luana Corrêa, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...