Notícias

O que é ser missionário para os pobres, segundo Santo Afonso

Congregação do Santíssimo Redentor nasceu para levar ao povo pobre a proclamação explícita, profética e libertadora do Evangelho

Escrito por Redentoristas

24 ABR 2024 - 16H20 (Atualizada em 24 ABR 2024 - 16H41)

Shutterstock.

Quando Santo Afonso descobriu seu chamado, todos os seus esforços e talentos foram colocados a serviço de um único objetivo: os pobres abandonados.

Afonso, que era escritor e músico, passa a compor simples meditações e cantar canções populares. Afonso, o teólogo, começa a ensinar os padres a manifestar misericórdia para com os fiéis, especialmente no momento da confissão. Já o pregador inventa um estilo simples de homilia, e quando se torna bispo, alimenta os pobres durante o período de fome.

Leia MaisFortaleça sua fé com quatro devoções redentoristas8 passos para ser um Missionário RedentoristaVocê sabia que Santo Afonso tinha 11 nomes? Tudo nele estava unido à evangelização dos pobres, embora não recusasse oferecer sua palavra e seu ministério a todas as classes: o clero, as freiras, a nobreza e os ricos.

Ele sempre tentou estar disponível para esses, mas foi apenas para o bem daqueles que foram abandonados, porque foi para os pobres que ele se tornou fundador de uma congregação.

A Congregação do Santíssimo Redentor nasceu para levar para este povo pobre a proclamação explícita, profética e libertadora do Evangelho.

Shutterstock.
Shutterstock.
Tudo em Santo Afonso estava unido à evangelização dos pobres


Santo Afonso nunca se limitou à
denúncia do pecado, mas ofereceu um plano para uma nova vida. Ele nunca ficou satisfeito em provocar apenas uma resposta imediata; procurou articular uma vida nova e profundamente cristã.

:: Santo Afonso e a opção pelos pobres

Embora ele não estivesse tão consciente da justiça social como nós somos hoje, não se pode negar que ele fez um trabalho extraordinário para estabelecer essa vida cristã sobre a dignidade fundamental da pessoa humana dos mais pobres e mais simples.

Essa dignidade inalienável da pessoa humana, que antecede qualquer diferença natural ou convencional entre os seres humanos, brilha fortemente na Teologia Moral de Afonso, onde a santidade da consciência de cada pessoa está em primeiro lugar, indiscutivelmente sobre todas as leis.

.:: Oração de Santo Afonso para a Virgem Maria ::.

Fonte: Pe. Juan M. Lasso de la Vega/Site CSSR News.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...