Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 20 FEV 2020 - 15H25

O que é ser missionário para os pobres segundo Santo Afonso

Quando Santo Afonso descobriu seu chamado, todos os seus esforços e talentos foram colocados a serviço de um único objetivo: os pobres abandonados. Afonso, que era escritor e músico, passa a compor simples meditações e cantar canções populares. Afonso, o teólogo, começa a ensinar os padres a manifestar misericórdia para com os fiéis, especialmente no momento da confissão. Já o pregador inventa um estilo simples de homilia, e quando se torna bispo, alimenta os pobres durante o período de fome.

Leia MaisQuatro santos e quatro histórias com o terçoVocê tem dúvidas sobre sua vocação? Nós temos respostas! Tente seguir essas 50 dicas para amar Jesus de todo o seu coraçãoTudo nele estava unido à evangelização dos pobres, embora não recusasse oferecer sua palavra e seu ministério a todas as classes: o clero, as freiras, a nobreza e os ricos. Ele sempre tentou estar disponível para esses, mas foi apenas para o bem daqueles que foram abandonados, porque foi para os pobres que ele se tornou fundador de uma congregação.

A Congregação do Santíssimo Redentor nasceu para levar para este povo pobre à proclamação explícita, profética e libertadora do Evangelho.

Shutterstock.
Shutterstock.


Santo Afonso nunca se limitou à
denúncia do pecado, mas ofereceu um plano para uma nova vida. Ele nunca ficou satisfeito em provocar apenas uma resposta imediata; procurou articular uma vida nova e profundamente cristã.

:: Santo Afonso e a opção pelos pobres

Embora ele não estivesse tão consciente da justiça social como nós somos hoje, não se pode negar que ele fez um trabalho extraordinário para estabelecer essa vida cristã sobre a dignidade fundamental da pessoa humana dos mais pobres e mais simples.

Essa dignidade inalienável da pessoa humana, que antecede qualquer diferença natural ou convencional entre os seres humanos, brilha fortemente na Teologia Moral de Afonso, onde a santidade da consciência de cada pessoa está em primeiro lugar indiscutivelmente sobre todas as leis.

Veja abaixo um pouco mais sobre a justiça social aos mais pobres na visão de Santo Afonso. 


:: Catequese com Santo Afonso: diferença entre atos de caridade e atitude caritativa


Fonte: Pe. Juan M. Lasso de la Vega/Site CSSR News.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.