A12

Províncias

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Redentoristas no Brasil

“Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu mistério e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmos, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens a ‘COPIOSA REDENÇÃO’”.

Essa é a melhor definição de quem são os Missionários Redentoristas. Ela se encontra na regra de vida da Congregação do Santíssimo Redentor, chamada de Constituições! A constituição acima é a de número 20.

É exatamente essa definição dada pela constituição 20 que Santo Afonso Maria de Ligório, um padre italiano de Nápoles, tinha em mente ao fundar a Congregação do Santíssimo Redentor, em 09 de novembro de 1732. Ele sonhava com um Instituto formado por homens cheios de fé, felizes com a própria vocação, caridosos e apaixonados pelos mais pobres e marginalizados; homens de oração e humildes. E esses missionários têm por objetivo existencial anunciar o Cristo Salvador, continuando-O nos dias de hoje, com linguagem simples e despojada, para que todos compreendam a mensagem de seu projeto salvífico!

Esta página na Internet tem como meta possibilitar que os filhos de Santo Afonso de Ligório desenvolvam o seu apostolado nas plataformas modernas de comunicação. A Internet tornou-se a Ágora da modernidade, o lugar onde mais se encontram pessoas debatendo ideias e partilhando experiências. Este é o motivo de esses missionários fazerem uso dos microfones da pós-modernidade: compartilhar a sua história de evangelização.

A Congregação já tem 282 anos de História. E ela foi construída por grandiosos evangelizadores que continuaram o sonho de Santo Afonso. Nomes como São Geraldo Majela, São Clemente Hofbauer, São João Neumann, Beato Pedro Donders, Padre Gebardo Wigermann, Padre Vítor Coelho e milhares de outros bispos, sacerdotes e irmãos, zelosos Missionários do Redentor!

Hoje, a Congregação do Santíssimo Redentor já está espalhada por quase 80 países, e é formada por mais de 5.000 membros (cerca de 5.500, contando os religiosos de votos temporários). Um verdadeiro exército de missionários que sonha em modificar o mundo, seguindo os passos de seu fundador!

Para organização interna, a Congregação foi dividida em 5 Conferências e 3 Sub-Conferências, que são grandes regiões no mundo com presença de redentoristas. Dentro das Conferências e Sub-Conferências, existe outra subdivisão em Províncias e Vice-Províncias, também chamadas de Unidades Redentoristas. São cerca de 50 Províncias, 20 Vice-Províncias e mais de 20 Regiões de Missão.

No Brasil, há cerca de 600 missionários redentoristas espalhados em 25 estados e no Distrito Federal, estando ausentes somente no estado de Roraima. Estão organizados em 5 Províncias (São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Goiás e Porto Alegre) e 4 Vice-Províncias (Manaus, Bahia, Fortaleza e Recife). A Província de São Paulo é a maior Unidade do País, com cerca de 200 missionários.

A Congregação do Santíssimo Redentor continua a obra evangelizadora sonhada por Santo Afonso de continuar o Cristo Jesus em nossa sociedade. E, para isso, eles se fazem presentes em diversas frentes missionárias: em casas de formação; nas paróquias; nos santuários; nas missões estrangeiras; na área acadêmica; nas comunicações e nas missões itinerantes. Assim, continuam a levar o Evangelho aos mais pobres e abandonados sempre de um jeito novo, com estruturas e corações renovados, porque acreditam que junto d’Ele é copiosa a Redenção (Copiosa Apud Eum Redemptio), e, para isso, gastam os seus dias em prol da Redenção (Dies Impendere Pro Redemptis)!