Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro

Fraternidade dos Irmãozinhos da Acolhida doa ícone de São Carlos de Foucauld ao Santuário do Perpétuo Socorro em Roma, celebrando sua ligação com Maria

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

19 DEZ 2025 - 08H43 (Atualizada em 19 DEZ 2025 - 11H02)

Instituto Histórico Redentorista

No primeiro domingo do Advento, dia 30 de novembro de 2025, véspera da memória de São Carlos de Foucauld, celebrada no dia 01 de dezembro, quando se recorda o seu nascimento ao céu, acontecido dia 01 de dezembro de 1916, o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Roma recebeu uma comitiva da Fraternidade dos Irmãozinhos da Acolhida que continua a sua missão e sua espiritualidade.

Na ocasião, foi feita a doação de um ícone original de seu fundador, agora guardado no santuário, representando um sinal tangível da espiritualidade de São Carlos de Foucauld, sua ligação com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sua presença neste santuário.

No processo de sua conversão, ele havia se consagrado a Nossa Senhora em novembro de 1896.

Essa doação une passado e presente, convidando a todos a viverem sua fé com coragem e esperança, seguindo o exemplo do santo que se confiou completamente a Maria e Jesus.

Durante a cerimônia de doação do ícone, o Irmão Biagio Graziano, Prior Geral da Fraternidade, recordou: “Carlos de Foucauld, durante um período de sofrimento e discernimento interior, buscou refúgio sob a proteção de Nossa Senhora do Socorro Perpétuo”.

Durante sua visita à igreja de Santo Afonso, em Roma, o santo renovou sua devoção a Maria com uma oração de consagração. O irmão Blaise citou um trecho da carta que Carlos de Foucauld escreveu ao padre Jerome: "Lembrei-me do coração da Mãe do Perpétuo Socorro e confiei-me a ela como seu filho, como sua propriedade".

.:: História do ícone do Perpétuo Socorro ::.

Devoção mariana e atualidade

Canonizado pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro no dia 03 de maio de 2021, São Carlos de Foucault se caracteriza não apenas pela sua vida escondida, passada entre os beduínos do deserto, mas pela sua espiritualidade, onde se destaca a devoção a Nossa Senhora sob o título de Perpétuo Socorro.

No dia 12 de novembro de 1896, estando em Roma para estudar teologia, a primeira coisa que fez foi visitar o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Via Merulana, onde renovou a sua consagração a Nossa Senhora, feita três anos antes.

A devoção mariana era muito forte na vida de São Carlos de Foucauld (1858-1916). Por causa disso, ele fez uma reflexão sobre a devoção e compôs uma oração pedindo sua proteção.

Na meditação do dia 30 de junho de 1897, o santo eremita refletiu em Nazaré sobre a Visitação de Maria. Segundo São Carlos, nesse mistério, Nossa Senhora ensina a iluminar, consolar e cuidar.

Ele pediu à Mãe do Perpétuo Socorro: “Concede-me a graça de usar a minha existência de forma que faça o maior bem possível a Jesus, para glorificá-lo o máximo possível, para fazer comigo o que Ele queira".

São Carlos compôs uma oração dedicada a Nossa Senhora na qual diz que se consagrou a esta devoção. No texto, recorda como Nossa Senhora o ajudou e guiou. Por isso, como uma criança, pede sua proteção e compartilha seu amor para sempre.

A vida e a obra de São Carlos de Foucault continuam a ter um impacto muito forte e ordens religiosas e fraternidades seculares em todo o mundo têm nele a sua inspiração. Como está em seu diário, ele sente Jesus que lhe fala: “Sua vocação é pregar o Evangelho em silêncio como eu fiz na minha vida escondida, e como também o fizeram Maria e José”.

.:: Saiba mais sobre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ::.

Carlos de Foucauld fundou os Pequenos Irmãos e Pequenas Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, que continuam sua espiritualidade de fraternidade e oração em meio às pessoas mais necessitadas. Outros institutos também nele se inspiram.

Em 1 de dezembro de 1916, ele foi baleado e morto por um jovem membro de uma tribo Tuaregue rebelde. Em um caderno que ele carregava, havia escrito: “Viva como se você fosse ter que morrer como um mártir de hoje”.

Reze a oração de São Carlos de Foucault a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Minha boa Mãe, Mãe do Perpétuo Socorro:

Tu, a quem me confiei e me consagrei há alguns anos

e que tão bem me socorreste

e tão fielmente me guardaste e me guiaste,

minha boa Mãe, mantém-me perto de ti.

Eu me coloco em tuas mãos como uma criança.

Eu me abandono a ti como uma criança em suas cobertas.

Guarda-me, guarda o meu coração!

Permita que nesta noite, neste dia e sempre

eu e todos aqueles que Jesus quer ver junto a Ele,

possamos compartilhar incessantemente teu amor,

teu olhar, tua adoração de Nosso Senhor.

Fonte: Instituto Histórico Redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...