Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

A missão dos 12 ícones da Mãe do Perpétuo Socorro abençoados pelo Papa

Doze ícones de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vão percorrer o mundo a partir do encerramento do Ano Jubilar, em junho. Os ícones foram abençoados pelo Papa Francisco no dia último dia 18 de maio, durante a catequese semanal, e foram levados pelo superior geral padre Michael Brehl e membros da comunidade do Conselho Geral, da Comissão do Jubileu do Ícone e do Santuário Internacional de Nossa Senhora Perpétuo Socorro, em Roma.

Desde janeiro de 2015 a Congregação do Santíssimo Redentor vivencia um Ano Jubilar em comemoração aos 150 anos da entrega do ícone da Mãe do Perpétuo Socorro aos Missionários Redentoristas pelo Papa Pio IX, em 1866. 

Uma série de atividades foram desenvolvidas para a ocasião e o auge da festa será realizado no próximo dia 27 de junho, data da festa litúrgica em honra a esta devoção.

Os doze ícones abençoados por Francisco serão enviados para as cinco Conferências, que são grandes regiões no mundo com presença de redentoristas.

Cada conferência irá organizar a peregrinação de forma que os ícones cheguem a todas as províncias, comunidades e santuários redentoristas para que todos possam vivenciar a mensagem da Mãe do Perpétuo Socorro.

De acordo com padre Juventius Andrade, da Comissão do Jubileu, a peregrinação tem como missão renovar o mandato do Papa Pio IX aos redentoristas. “O desafio será reforçar a nossa missão, nomeadamente através do ícone como instrumento de evangelização. Será a expressão e renovação do nosso compromisso com o mandato original de Pio IX para "torná-lo conhecido", disse em nota.

Jubileu

A primeira fase de preparação para o Jubileu ocorreu de janeiro a dezembro de 2015 e teve por objetivo a formação de comitês para divulgação do evento por meio de congressos e encontros nas diversas províncias. A fase seguinte que teve início em janeiro de 2016 ocorre até o próximo dia 27 de junho. Esse período foi caracterizado pela celebração da devoção. A terceira e última fase terá início ao final do Jubileu e será marcada pela peregrinação dos doze ícones em todo o mundo.

Encerramento do Jubileu

O encerramento do Jubileu será celebrado em todas as províncias e vice-províncias. Na província mãe, em Roma, uma novena na Igreja de Santo Afonso, Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro deverá reunir delegações de peregrinos de todo o mundo.

A celebração solene será realizada no dia 26 de junho, domingo mais próximo da festa litúrgica, na Basílica de Santa Maria Maior, a igreja mais antiga do Ocidente dedicada a Nossa Senhora. Após a Missa, uma procissão pelas ruas de Roma seguirá até o Santuário Internacional. Nessa ocasião, o superior geral enviará os doze ícones para as cinco Conferências da congregação.

Na Província de São Paulo a celebração será realizada no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista. [veja convite]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...