Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

As primeiras Missões Redentoristas de 2016

“Como não crer naquele de quem não ouviram falar? Como não ouvir falar dele, se não há quem o anuncie?” Rom. 10, 14 -15.

expectativaAs Santas Missões Populares Redentoristas tem como objetivo levar todo o povo de uma paróquia ou comunidade à adesão fundamental e autêntica a Cristo e sua Igreja. Este processo de mudança e de conversão é desafiador, por isso, usa como meios uma evangelização vivencial, incluída numa Ação Pastoral Extraordinária apta a atingir toda comunidade local. 

A pregação das Santas Missões Redentoristas está prestes a completar 120 anos no Brasil, pois aqui, em 1897 pregou-se a primeira missão em Areias, pequena cidade do interior do estado de São Paulo. 

De lá para cá, foram milhares as comunidades de quase todos os estados do Brasil que foram evangelizadas por este método de Pastoral Extraordinária, seja pelas equipes missionárias da Província de São Paulo, como das outras unidades redentoristas do Brasil. 

O sistema missionário se consolidou e ganhou atualidade especialmente após a Conferência dos Bispos de Aparecida (2007), sendo hoje um eficiente método de pastoral apto a ajudar uma paróquia a se transformar numa Rede de Comunidades, todas setorizadas e organizadas com suas Forças Vivas de Apostolado e Missão. 

As Missões Redentoristas seguem um método já consagrado de ação, que é adaptado, porém, a cada realidade, sobretudo diante dos desafios da sociedade moderna. Organizam a paróquia e comunidades e estas por sua vez em setores, em fases consecutivas de missão. 

Fases de uma Missão

1ª Fase: Missão da Visitação – Tempo da Organização

A comunidade paroquial é dividida em comunidades menores, tanto na zona rural como na cidade. Essas comunidades, tendo cada uma seu coordenador, são divididas em setores ou grupos, cada um com sua equipe de animação. 

2ª Fase: Missão nas Famílias

Os Setores Missionários tornam-se focos de serviço reunindo as famílias pela oração em comum e pela reflexão bíblica, despertando: amizade, relacionamento, interesse e conhecimento mútuo entre as famílias. Esta ação não tem mais tempo para terminar. 

3ª Fase: Tempo Forte de Evangelização

Nesta fase acontece uma evangelização intensa e vivencial, levando as pessoas ao compromisso com a vida e ação na comunidade eclesial, como verdadeiros discípulos missionários. Esta fase conta com a presença dos missionários redentoristas em todas as comunidades. 

4ª Fase: Pós – Missão, Vida de Igreja – Comunhão

Os coordenadores, agora já como Missionários Leigos assumem uma mesma preocupação: transformar cada setor em um “foco de serviço”, vivenciando o Plano Pastoral Orgânico da comunidade paroquial e diocesana, criando momentos de ação apostólica no setor, na comunidade e na paróquia voltados para todos os grupos humanos da grande comunidade paroquial. 

Primeiras Missões de 2016

Neste início de ano as Santas Missões já estão acontecendo na paróquia São José, localizada na cidade de Medeiros (MG) e na paróquia São Vicente Ferrer, em São Vicente de Minas. Também recebem a graça das Santas Missões outra paróquia dedicada a São José, mas localizada na cidade de Guapiara (SP) e ainda a paróquia Santo Antônio de Sandovalina (SP) junto com a capela de São Sebastião, localizada em Estrela do Norte (SP).

É com muito amor que os Missionários Redentoristas evangelizam o Brasil através das Santas Missões. Por isso, convidamos a todos a se comprometerem, pela oração, com este tempo de “Graças e Bênçãos de Deus”. 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
Santas Missões Redentoristas

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...