Notícias

Bispos Redentoristas falam sobre participação na Assembleia Geral da CNBB

Dom João Batista, C.Ss.R., e Dom Zenildo, C.Ss.R., abordaram os temas discutidos pelo episcopado em Aparecida (SP)

Escrito por Mário Pereira

22 ABR 2024 - 14H20 (Atualizada em 25 ABR 2024 - 15H03)

CNBB

Leia MaisQual a missão do Bispo Emérito na Igreja?Dom Henrique Lima destaca o trabalho da Pastoral CarceráriaBispos comentam causa de santos e vida religiosa em coletivaO episcopado brasileiro esteve reunido, ao longo de dez dias, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), para a realização da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

A maior conferência episcopal do mundo destacou três temas principais: o Sínodo dos Bispos, o Jubileu de 2025 e a juventude, além de outros assuntos relevantes para a Igreja no Brasil.

Entre os participantes, estavam bispos da Congregação do Santíssimo Redentor, que atualmente ocupam cargos à frente de dioceses e arquidioceses.

Nomeado Bispo de Barra (BA), em 2023, Dom João Batista Alves do Nascimento, C.Ss.R., falou sobre a primeira participação em uma Assembleia Geral da CNBB:

“É uma experiência nova para mim, mas tem sido muito gratificante. A gente entra em outro espaço de vida, de estilo de pensar a nossa missão. A convivência com os irmãos bispos tem sido de uma riqueza muito grande. É uma experiência nova e de aprendizado, neste momento inicial desta nova missão, que a Igreja me confiou”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Missa de encerramento da Assembleia Geral da CNBB de 2024


Antes de assumir a diocese de Barra (BA), Dom João era reitor do Santuário Redentorista de Bom Jesus da Lapa (BA). Ele falou sobre as principais diferenças nesta nova missão:

“Ao nível de eclesiologia não muda muito, porque é a mesma região, praticamente a mesma cultura religiosa. Muda o aspecto da missão como tal, porque, como religioso, a gente tinha um estilo de vida diferente, um modo de pensar a missão diferente, por estar dentro de uma missão do santuário, muito específica”.

Outro Bispo Redentorista que participou da 61ª Assembleia Geral foi Dom Zenildo Pereira, C.Ss.R., da Diocese de Borba (AM). A partir dos temas discutidos em Aparecida, ele destacou os desafios do episcopado brasileiro para os próximos anos:

“Participando da (Assembleia Geral) da CNBB, vivendo em um clima de comunhão, de unidade, eu penso que, vivendo em mundo tão dividido e polarizado, o grande desafio é continuar preservando e zelando a unidade e a comunhão entre nós. Mas no contexto da evangelização, o grande desafio é traçar metas comuns, planos que sejam comuns e fazer isso acontecer na vida e no cotidiano do nosso povo. Portanto, com muita firmeza, zelando pela comunhão e a unidade, devemos continuar formando e instituindo uma Igreja ministerial. Eu aposto e eu acredito muito nisso”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Assembleia Geral da CNBB foi mais uma vez realizada no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP)


Em sua reflexão final, o Bispo de Borba falou sobre o retorno à Casa da Mãe Aparecida e à cidade em que iniciou sua trajetória vocacional:

“Para mim é sempre voltar às fontes. Quando eu decidi ser missionário redentorista, eu entrei no Seminário Santo Afonso em 1990 (e fiquei) até 1992. Chegar em Aparecida é retornar à fonte, é lembrar e rezar, sobretudo o chamado de Deus. Vocação é o chamado de Deus, é uma causa de amor. Portanto, vocação acertada é realmente uma vida realizada. Sou muito feliz como Redentorista e como Bispo às margens do Rio Madeira, lá no Amazonas”.

Além de Dom João Batista e Dom Zenildo, participaram da 61ª Assembleia Geral da CNBB os seguintes bispos e arcebispos da Congregação Redentorista: Dom Darci José Nicioli (Arcebispo de Diamantina/MG), Dom Francisco de Assis Gabriel Santos (Bispo de Campo Maior/PI), Dom Geraldo de Paula Souza (Bispo auxiliar de Niterói/RJ), Dom Geraldo Freire Soares (Bispo de Iguatu/CE), Dom José Luiz Ferreira Salles (Bispo de Pesqueira/PE), Dom José Luiz Majella Delgado (Arcebispo metropolitano de Pouso Alegre/MG), Dom Marcos Marian Piatek (Bispo de Coari/AM), Dom Henrique Aparecido de Lima (Bispo de Dourados/MS), Dom Vicente de Paula Ferreira (Bispo de Livramento de Nossa Senhora/BA) e Dom Joércio Gonçalves Pereira (Bispo emérito de Coari/AM).

.:: Saiba quem são os 15 Bispos Redentoristas do Brasil ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...