Por Polyana Gonzaga Em Redentoristas

Vida doada à missão: Ordenação sacerdotal do Diácono Lucas Emanuel

Foto de: Arquivo Pessoal

Diacono Lucas Emanuel com a imagem de Nossa Senhora

"Somos chamados a continuar
o Redentor" (Diácono Lucas)

Com grande alegria, a Congregação do Santíssimo Redentor, celebra no próximo sábado, dia 2 de agosto, a ordenação sacerdotal do Diácono Lucas Emanuel, C.Ss.R..

Pela imposição das mãos de Dom César Teixeira, bispo de São José dos Campos (SP), e diante da comunidade e de seus familiares, o jovem religioso vai reafirmar sua vocação.

Em entrevista ao A12.com, o Diácono Lucas Emanuel contou o que o impulsionou para essa decisão.

“O que me chama mais atenção no carisma Redentorista é a maneira de Ser Missionário. Somos chamados a continuar o Redentor que evangeliza e se deixa evangelizar pelos mais pobres e abandonados”, afirmou o Diácono Lucas Emanuel.

O Diácono Lucas Emanuel, que é natural de São José dos Campos, ressaltou que a participação e o apoio da família são de extrema importância para todo o processo de formação religiosa. Confira a entrevista na íntegra:

A12.com - Como conheceu a Congregação do Santíssimo Redentor?

Diácono Lucas Emanuel - Conheci a Congregação do Santíssimo Redentor através de uma Irmãzinha Carmelita que morava no nosso bairro. Foi ela quem levou meu endereço ao Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), e a partir daí comecei a corresponder com o Seminário e a participar dos encontros vocacionais.

A12.com - O que mais te chamou atenção no carisma Redentorista?

Diácono Lucas Emanuel - O que me chama mais atenção no nosso carisma é a maneira de Ser Missionário. Somos chamados a continuar o Redentor que evangeliza e se deixa evangelizar pelos mais pobres e abandonados.

A12.com - Em que ano entrou para o seminário?

Diácono Lucas Emanuel - Entrei no Seminário no ano de 2002. Cheguei ao Seminário Santo Afonso, em Aparecida, no dia 28 de janeiro. Morei ali durante três anos cursando o Ensino Médio.

A12.com - Como foi sua formação inicial?

Diácono Lucas Emanuel - Minha formação inicial foi muito produtiva, pude crescer muito. Sou grato pela formação que recebi, pois me fez o que sou hoje. Aprendi a ter responsabilidade e disponibilidade para nossa missão.

A12.com - Como a família auxilia nesse processo vocacional?

 

"A família estando presente, incentivando, nos anima e nos dá forças para a caminhada".

Diácono Lucas Emanuel - A família é de extrema importância em qualquer período de formação seja para qual finalidade for. Ela dá segurança e nos incentiva em nossas capacidades. E no processo de formação do Seminário não é diferente.

A família estando presente, incentivando, nos anima e nos dá forças para a caminhada. Família presente nos ajuda no discernimento e nos dá perseverança. A importância da família está no dizer: “Filho, estamos com você!”. Família é sempre base, base de tudo e para tudo!

A12.com - O que mais te encanta na vida missionária?

Diácono Lucas Emanuel - O que mais encanta na vida missionária é doação ao serviço do Povo de Deus no anúncio do Reino que já está entre nós e que também é construído por nós! Admiro, ainda, o desprendimento, dedicação e o zelo que a vida missionária nos exige para um bom atendimento às necessidades pastorais de hoje.

A12.com - Em sua caminhada de formação quais foram os principais desafios?

Diácono Lucas Emanuel - O principal desafio sempre foi compreender e assumir a vocação a que somos chamados. Disso depende nossa realização enquanto pessoa humana!

A12.com - Quais as suas expectativas como sacerdote?

Diácono Lucas Emanuel - Minhas expectativas são as de poder corresponder às necessidades da nossa Missão Redentorista no trabalho que já exerço e de estar disponível para o que precisar!

A12.com - Como ser um verdadeiro pastor atendendo ao chamado do Papa Francisco de ir ao encontro dos irmãos?

Diácono Lucas Emanuel - Para isso é preciso atender à convocação do Papa Francisco de termos o “cheiro das ovelhas”, quer dizer, estar junto ao povo. Estando junto ao povo, nossa missão se torna mais eficaz e nós vamos aprendendo que o povo também nos evangeliza. Nós  também precisamos ser evangelizados!

O Diácono Lucas Emanuel será ordenado no dia 2 de agosto, às 16h, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, na Avenida Elaine Maria Barbiere Soares, 89, no Jardim Morumbi, em São José dos Campos (SP).

Veja algumas fotos de momentos que marcaram a vida do Diácono Lucas Emanuel:
 

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...