Por Redação A12 Em Redentoristas

Informativo Missionário: Vocação: um serviço missionário

“Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.” (Jo 20,21b)
“Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade.” (Mc 16,15)

info_agostoVocação é um chamado de Deus e implica uma resposta da pessoa humana. E esse chamado é feito a partir do amor e no amor do Pai, que nos chama à vida e também à Fé (vocação cristã).

A vocação cristã é uma caminhada que iniciamos no Batismo e que perdura a vida toda. Ali nos tornamos discípulos-missionários de Cristo (EG 120), ou seja, seus ouvintes atentos e seus seguidores, melhor ainda, seus continuadores. Os que aceitam o convite de Jesus para entrar em seu grupo formam comunidade e procuram viver como aprenderam do Mestre. Nessa comunidade, animada pelo Espírito de Jesus, surgem diferentes serviços, também chamados ministérios: o serviço da Palavra, da Eucaristia, do socorro aos enfermos, da ajuda aos pobres etc. Ou seja, cada um dos batizados é um sujeito ativo da evangelização (EG 120).

Aos poucos vamos percebendo que o chamado de Deus tem como resposta o servir, ou o colocar-se a serviço Dele e de seu projeto, num anúncio-testemunho constante da Boa Notícia que ele nos revelou em Jesus. Não é à toa que São Francisco nos diz: “Anunciar o evangelho sempre; se necessário, usar palavras”. Aliás, São Francisco foi um apaixonado da comunidade. Deixou suas riquezas para abraçar uma vida simples, com outros irmãos, servindo os leprosos, anunciando a paz, pregando o Evangelho e orando com grande fervor. Seu exemplo contagiou e contagia muita gente, até hoje. De fato, a vida dele foi um serviço missionário de “restauração” para toda a Igreja.

Quem vive e participa de uma comunidade ou de um Setor Missionário pode responder ao chamado de Deus (vocação) com a disponibilidade e o compromisso em trabalhar pela implementação do Projeto de Vida anunciado, revelado e realizado entre nós por Jesus, o Missionário do Pai.

Maria é a discípula-missionária do Pai, “um modelo eclesial para a evangelização”, diz-nos o Papa Francisco (EG 288). Que ela nos ajude a viver nossa vocação cristã-missionária com a disponibilidade e o compromisso de trabalhar pela implementação do Projeto de Vida anunciado, revelado e realizado entre nós por Jesus, o Missionário do Pai.

Pe. Ronival B. dos Reis, C.Ss.R.
Equipe Missionária – Araraquara

Confira o informativo na íntegra: informativo_missionario_agosto_2014

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...