Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

Redentoristas: 150 anos de missão no Suriname

Testemunhas e Missionários da Redenção

Ano Jubilar e História

Foto de: reprodução

Mapa do Suriname

Ano Jubilar celebrará os 150 anos de presença
redentorista no Suriname e os 15 anos da presença
dos missionários brasileiros no país.

No dia 20 de fevereiro de 2015, os Missionários Redentoristas comemoraram o 149º aniversário de presença no Suriname, pais localizado ao norte do Brasil.

A partir do dia 1º de agosto deste ano até a mesma data de 2016 está prevista a realização de um Ano Jubilar que celebrará o 150º aniversário da missão e o 15º aniversário da presença dos redentoristas brasileiros no país.  (cf. A Studia Dondersiana, Vol. XI, 1982, p. 303).

Chegada dos redentoristas

No dia 30 de julho de 1865 o Beato Pio IX confiou o Vicariato Apostólico do Suriname aos cuidados pastorais da Congregação do Santíssimo Redentor. Conforme a decisão do então Superior Geral, Pe. Nicolau Mauron, a missão ficou sob a responsabilidade dos missionários redentoristas da Província de Amsterdã que hoje integra a Província de São Clemente, na Europa.

Na mesma ocasião, no dia 25 de setembro de 1865, o Pe. Swinkels foi nomeado Vigário Apostólico, sendo sagrado bispo em 15 de outubro do mesmo ano. Os primeiros redentoristas holandeses chegaram ao Suriname no dia 20 de fevereiro de 1866.

Ação Missionária

A partir de então os redentoristas iniciaram uma jornada missionária de pregação explícita da Palavra de Deus, de presença no meio dos mais pobres e abandonados, de assistência aos enfermos, com especial destaque aos leprosos, uma vez que existiam várias colônias deles no Suriname.

Foto de: arquivo. 

Primeira comunidade do Suriname

Paramaribo 1871 - Primeira comunidade redentorista do Suriname.

 

Nesta árdua missão foram vários os redentoristas que deixaram marcas profundas na evangelização e na construção da Igreja no Suriname, mas entre os que se destacaram, merece realce o Beato Pedro Donders, conhecido como o “Apóstolo dos leprosos”. Sua memória é celebrada todo dia 14 de janeiro  

 

  •    
  • Beato Pedro Donders é a figura mais destacada na história dos redentoristas no Suriname, por sua ação missionária em Paramaribo e também no leprosário da Batávia. Ele chegou ao Suriname em 1842, ainda como sacerdote diocesano, entrou para a Congregação em 1867, já com mais 50 anos, e faleceu em 1887. Hoje seu túmulo encontra-se na catedral de Paramaribo e mensalmente é realizada pela igreja local uma peregrinação ao Leprosário da Batávia.

Beato Pedro Donders

 

 

 

 

 

 

 

 

O trabalho missionário hoje

O trabalho missionário dos redentoristas prosperou e o Suriname chegou à condição de Vice-Província holandesa, com a presença de mais de 60 confrades empenhados na missão, sendo 04 deles vocações nativas do país.

Em 2000, o Superior Geral da Congregação, Pe. Joseph Tobin, confiou a missão no Suriname aos cuidados da União dos Redentoristas do Brasil (URB). E lá se vão 15 anos de missão, sendo que os frutos começaram a amadurecer.

Seguindo as pegadas dos que vieram da Holanda, hoje os missionários redentoristas do Brasil levam a cabo a obra apostólica da Congregação, em meio a inúmeros desafios, buscando reimplantar o carisma redentorista no Suriname.

Com Ele será grande a Redenção

Como se aproxima a comemoração dos 150 anos da presença missionária no país, os redentoristas que estão no Suriname começam a planejar a celebração do Ano Jubilar. Segundo Pe. Rudolf Jacobus Croon, que é membro da Província de São Paulo, atual Superior Regional, o objetivo é “fazer memória da presença dos redentoristas no Suriname e lançar as redes para águas mais profundas, buscando pregar o Evangelho de um modo sempre novo”. 

 

“Como testemunhas e missionários da Redenção, nós rogamos a Deus para renovar a nossa vocação como um corpo missionário... Convidamos também outras pessoas a participar mais intensamente a redenção proclamada por Jesus Cristo Redentor”.
(Carta de abertura do Ano Vocacional Redentorista) 

 

O Ano Jubilar terá, por isso mesmo, um caráter vocacional, pois se propõe a ser um momento de inspiração para todos os redentoristas consagrados e para os leigos associados à missão, despertando no coração dos jovens o desejo de seguir mais de perto a Jesus Cristo Redentor, espalhando no país a sua Copiosa Redenção. 

A Comunidade Redentorista é formada atualmente pelos missionários:  

Pe. Rudolf Jacobus Croon – Superior da Missão
Pe. Frederico Augusto de Oliveira – Goiás
Pe. Gilson da Silva – Bahia
Ir. Jorge Tarachuque - Paraná

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...