Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Sandovalina e Estrela do Norte assumem a missão permanente

No último domingo (24), ocorreu o encerramento da terceira fase das Santas Missões na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sandovalina (SP), englobando também as Comunidades de São Sebastião em Estrela do Norte (SP) e Nossa Senhora Aparecida, em Itororó do Paranapanema, distrito de Piraposinho (SP). Após a celebração, o Cruzeiro que marca o acolhimento da atividade missionária redentorista, foi instalado na frente da paróquia Santo Antônio. 

Encerramento da Missão em Sandovalina e Estrela do Norte (arquivo da equipe missionária)

Organização missionária

De 07 a 24 de abril, os Missionários Redentoristas voltaram mais uma vez às comunidades rurais e urbanas para celebrar com o povo o Tempo forte de Evangelização, a terceira fase.

Ao longo das diversas etapas as missões atingiram oito comunidades, divididas em realidades urbanas e rurais: 

Comunidades Urbanas

Matriz Santo Antônio de Pádua (Sandovalina)
São Francisco de Assis (Sandovalina)
São Sebastião (Estrela do Norte)
Nossa Senhora Aparecida (Itororó do Paranapanema) 

Comunidades Rurais

Nossa Senhora de Fátima - Assentamento Bom Pastor
Nossa Senhora Aparecida - Assentamento Dom Tomáz
Capela São José e Comunidade São Paulo Apóstolo – INCRA
Comunidade Santa Rita de Cássia – Fazenda Vista Bonita

Padre Jorge Fortunato, ordenado há menos de dois anos, desde o início esteve comprometido com a realidade e espera que o trabalho das Santas Missões venha fortalecer ainda mais a vida de fé da comunidade, arrebanhando novas pessoas para os serviços da grande comunidade paroquial. 

Estrutura Paroquial 

A Paróquia Santo Antônio de Pádua foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida localizada na cidade vizinha de Tarabai, e elevada ao status jurídico canônico paroquial em 31 de janeiro de 2009 pelo seu atual bispo, Benedito Gonçalves dos Santos. Na época, a cidade de Sandovalina contava com mais ou menos 4.500 habitantes.

Para facilitar os trabalhos das pastorais e da vida paroquial como um todo (dízimo, ministérios, serviços comunitários e sociais) Pe. Rodrigo, o seu primeiro pároco, dividiu a paróquia em seis pequenas comunidades (Setores) dando a cada uma delas um padroeiro: São Francisco de Assis, Santa Clara, Santa Teresinha do Menino Jesus, São Bento, São José e Santo Expedito. Cada comunidade-setor conta com um agente, que recebe o título de “bom pastor”.

Levando em consideração a realidade rural da paróquia são diversas as comunidades rurais existentes em seu território: Santa Rita de Cássia - Fazenda Vista Bonita, São Pedro - Fazenda Águas Claras, Capela Nossa Senhora de Fátima (230 lotes), Assentamento Bom Pastor, Nossa Senhora Aparecida (87 lotes) e Assentamento Guarani, comunidade que ainda não dispõe de capela e fica bem próxima da cidade.

A região conhecida como Pontal do Paranapanema e boa parte da Alta Sorocabana foram as últimas regiões a serem contempladas com o processo de colonização, daí a existência de diversos assentamentos rurais provenientes da Reforma Agrária.

Estes assentamentos recebem uma boa assistência religiosa e neles são celebradas missas mensais e os mais organizados já contam com uma boa participação na vida comunitária. O município conta com duas usinas de Álcool e uma usina hidroelétrica, que empregam muitas pessoas e traz renda para a cidade. Outra fonte de renda da população é a prefeitura municipal que também emprega muitos trabalhadores. Aqui também se nota o mesmo fenômeno registrado em outros lugares: A região é rica, mas a população pobre.

Capela São Sebastião – Estrela do Norte. Além da sede localizada em Sandovalina, a paróquia compreende mais duas comunidades maiores: A primeira é a capela de São Sebastião, que fica na cidade de Estrela do Norte, com uma população estimada em 3.000 habitantes. Nela a organização segue os moldes da cidade de Sandovalina, são seis pequenas comunidades formadas (setores): Santa Cecília, Santa Catarina de Sena, São João Batista, Santo Estevão, Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia. Próximo à cidade existem as Fazendas Santa Rosa e Bandeirantes que congregam um número maior de pessoas.

Capela Nossa Senhora Aparecida – Itororó do Paranapanema. A segunda é a Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica no Distrito de Itororó do Paranapanema, mas que está situada na área do município de Pirapozinho. Com uma população pequena, estimada em 980 habitantes e um contexto social bastante complexo devido ao alcoolismo, drogas, e tráfico via rio Paranapanema. Parte da população trabalha no corte da cana de açúcar, outras pessoas vivem das bolsas do governo federal. Existem várias igrejas evangélicas, ficando a desejar a participação dos católicos na comunidade. Com escassez de lideranças, apenas duas famílias cuidam da igreja. As Missas são celebradas aos sábados, às 18.30h. 

 

Com o encerramento das Santas Missões as comunidades assumem o compromisso da perseverança

Forças vivas da comunidade

A paróquia conta com a presença ativa dos leigos e leigas em suas comunidades e diversas pastorais estão organizadas como a catequese, pastoral do batismo, JOVISA, movimento das capelinhas, movimento do Rosário Perpétuo, RCC, Pastoral Familiar e Pastoral Familiar Mirim, Pastoral do Dízimo, Apostolado da Oração, Pastoral da Saúde, MECE’s, Ministérios de Leitor e Acolhida pela Pastoral Litúrgica, grupos de música, comissão de festas e eventos.

Para a segunda fase das Santas Missões as comunidades já existentes foram organizadas nos grupos missionários, mas uma dificuldade que se enfrentou foi a disponibilidade de mais pessoas para o serviço missionário nos setores. Além disso, o pequeno número de pessoas disponíveis para a ação pastoral provoca uma falta de rotatividade na ocupação dos cargos de coordenação. Mas as Santas Missões vieram justamente para despertar novos líderes comunitários, envolvendo mais pessoas na obra da evangelização. 

Com o encerramento das Santas Missões as comunidades assumem o compromisso da perseverança, o que chamamos de missão permanente. 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
das Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...