Por Redação A12 Em Redentoristas Atualizada em 29 ABR 2020 - 10H50

São Clemente e a expansão da Congregação Redentorista

hofbauer2São Clemente Maria Hofbauer, santo redentorista que viveu entre 1751 e 1820, foi o responsável pela expansão da Congregação Redentorista.

Entre as inúmeras dificuldades que o santo redentorista vivenciou, a primeira delas foi a incredulidade dos próprios companheiros.

“A primeira dificuldade que São Clemente enfrentou foi uma dificuldade interna muitas pessoas não acreditavam nele, achavam que ele não teria as condições pare realizar a sua missão. Porque a Congregação tinha um caráter muito italiano, de repente você levar a Congregação para fora da Itália e numa realidade difícil como a da Europa Central, então muitos não acreditaram na sua missão. Foi o primeiro obstáculo, a primeira dificuldade que ele enfrentou”, conta o Missionário Redentorista, padre Inácio Medeiros. 

Padre Inácio recordou o momento em que os Redentoristas foram expulsos de Varsóvia na Polônia, pelo rei Frederico Augusto da Saxônia, numa época de grande restrição à religiosidade.

“Pela circunstância histórica que São Clemente viveu; a Europa estava vivendo no período posterior a Revolução Francesa que criou uma grande confusão política. Nós estávamos no tempo da expansão liderada por Napoleão Bonaparte, tanto assim que ele foi expulso da sua terra e os Redentoristas tiveram que ir para o exílio”. 

São Clemente abandonou a Polônia e viveu por um período na Itália. Doze anos após a expulsão viu a comunidade crescer em Viena na Áustria, a partir de 1808. O religioso viveu mais 12 anos e morreu em Viena, no dia 15 de março de 1820.

Depois de sua morte, a partir da Província Austríaca, aconteceu a expansão da Congregação para todo o mundo.

“São Clemente enfrentou essas dificuldades e soube adaptar o Evangelho, soube adaptar o ideal redentorista a essas circunstâncias. Se formos olhar, são os mesmos critérios, as mesmas dificuldades, claro num paralelo que nós enfrentamos no mundo de hoje”, completou padre Inácio. 

Conheça mais um pouco da história de São Clemente. 

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...