Por Redentoristas Em Redentoristas Atualizada em 28 JUN 2018 - 09H35

Socorrei-nos, ó Maria!

Shutterstock.
Shutterstock.

Lembremo-nos que na Bíblia, o casamento humano serve várias vezes para ilustrar a relação que há entre Deus e o seu povo. Foi nesse contexto que Maria disse aos serventes: "Façam tudo o que Ele vos disser!" (Jo 2, 5).

Quando contemplamos o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, observamos no silêncio, na beleza, no mistério e profundidade do ícone, a Virgem dirigindo essas mesmas palavras a nós, ao apontar sua mão para o Menino que traz junto ao seu coração. Nessa iconografia, Jesus busca no colo materno socorro e abrigo, enquanto Ele é o próprio socorro, como narra o salmo 124, 8: "o nosso socorro está no nome do Senhor".

Leia Mais Palavra do Provincial: Nossa Senhora do Perpétuo SocorroTodo aquele que ama, venera e imita Maria, procurando-a em suas mazelas, sabe que Ela é a ponte que pode nos conduzir ao verdadeiro Perpétuo Socorro. Jesus é o socorro da humanidade, redimida por sua Paixão, Morte e Ressurreição. O prenúncio da paixão retratado no insigne ícone, indica-nos que a humanidade toda é socorrida do pecado, por meio dos símbolos apresentados a Cristo pelos Arcanjos Miguel e Gabriel.

Os filhos, quando necessitam de algo, tendem sempre a pedir primeiro a mãe, para que ela leve o pedido ao pai. Com Maria, não é diferente. Os degredados que buscam o socorro de Maria, sabem que Ela, como mãe, mestra e discípula atenta levará ao Filho o pedido de transformação de água em vinho, das mais variadas situações que a humanidade desde todos os tempos vive.

:: Acesse A12.com/PerpetuoSocorro

Peçamos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, "tornada conhecida" pela Congregação do Santíssimo Redentor como recomendou Pio IX em 1866, a graça de reconhecer e experimentar o socorro de Deus na caminhada cristã. Reflitamos qual vinho têm faltado em nossa mesa e busquemos o auxílio de Maria, para que Ela apresente-nos ao Redentor dizendo-lhe: Filho, esses também não tem mais vinho... são vidas humanas que estão a ser vividas como se fossem um casamento sem vinho.

De Maria, aprendamos o cuidado e a atenção para com a necessidade do próximo. Cultivar práticas de devoção a Nossa Senhora com o título de Perpétuo Socorro inspira-nos a propiciar socorros na promoção da vida e dignidade humana. O socorro de Deus é desde sempre e perdura para sempre.

Ângelo Célio de Azevedo
Seminário Redentorista Padre Vitor Coelho de Almeida

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...