Notícias

Estou namorando, mas às vezes penso em ser padre. O que fazer?

Escrito por Thamara Gomes

11 JUN 2021 - 07H15 (Atualizada em 14 JUN 2021 - 08H25)

Por mwesselsphotography / Shutterstock

A experiência do namoro é muito importante para homens e mulheres que desejam assumir a vocação matrimonial. Mas, você sabia que essa experiência também pode ser crucial para um jovem que ainda tem dúvidas sobre seus caminhos, especialmente em relação à vida religiosa e sacerdotal?

Alguns jovens já nos perguntaram, por exemplo, se é possível fazer o processo de acompanhamento vocacional mesmo namorando. São casos específicos, mas que nos fazem lembrar que o namoro também é uma fase de um processo de discernimento vocacional. Um tempo de aprendizado e, principalmente, de autoconhecimento.

:: Por que o padre não pode se casar?

Fato é que se uma pessoa está em um relacionamento sério, mas ainda tem dúvidas sobre sua vocação, ela não deve dar um passo decisivo, como o casamento ou o ingresso no seminário, neste momento. Afinal, se continuar avançando corre o risco de se machucar lá na frente, ou machucar alguém.

Leia MaisItinerário Vocacional - Maio: Contato com a famíliaO matrimônio exige doação total ao outro, é uma vida muito linda e muito exigente, como também é a vida religiosa ou presbiteral. Deus nos dá muitas chances para refletir, nos indica caminhos a seguir de maneiras simples. Observe todos os sinais de Deus em sua vida.

É hora de se entregar por inteiro na oração e pedir que o Senhor da Messe o ilumine para que compreenda o seu chamado. Seja qual for a sua decisão, saiba que Deus está aí do seu lado, e te dará luz e força diante da decisão que você tomar, do caminho que escolher.

"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!"

Converse com alguém que você confia, seja seu pároco, um amigo, alguém que o ajude e seja suporte para você neste momento. Sobretudo, tome sua decisão com alegria porque você está sentindo qual deve ser o caminho a seguir.

Tem alguma dúvida vocacional? Envie pra gente:

 A12.com/duvidasvocacionais


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...