Por Dom Raymundo Damasceno Assis Em Homilias

3º Domingo Comum

Bíblia Sagrada

3º. DOMINGO DO TEMPO COMUM

 25-1-2015 - SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA

Jesus inicia sua vida pública na Galileia e segundo o evangelho de Marcos que escutamos, a sua pregação começa com as palavras: “O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho.” Jesus não inicia a sua pregação na capital, na Cidade Santa, Jerusalém, mas vai a Galileia dos pagãos,  desprezada pelos poderosos e aí será o lugar principal de sua missão e da escolha de  seus primeiros discípulos, começando pelo chamado dos quatro pescadores: Pedro e  André, Tiago e João.

Jesus não se apresenta ao povo como um profeta de calamidades, como o profeta Jonas, na primeira leitura deste domingo. Jonas percorria a cidade de Nínive e pregava dizendo ao povo: “ainda  quarenta dias e Nínive será destruída.” Jesus, ao contrário, começa sua vida pública pregando a Boa Nova do Reino de Deus.

Para entrar  no seu reino é preciso mudar de conduta, tomar um outro caminho e converter-se  como os habitantes de Nínive.

O tempo já se completou. Convertei-vos e crede no Evangelho.” Com Jesus, o tempo de espera terminou e começa um tempo decisivo. Não haverá outro tempo no qual seja possível a salvação. Ele é o caminho para chegar ao Pai.  Como diz Santo Agostinho: “este é o tempo da misericórdia e Deus te concede o tempo para que te  convertas e não venhas a condenar-te.” Será que você, eu, estamos aproveitando  o tempo que nos é dado, esforçando-nos para viver de acordo com o evangelho? Converter-se é deixar os caminhos da vaidade, da autossuficiência, da maldade, da corrupção, da violência, para voltar-se para Deus e seguir os caminhos de Jesus.

Crer no evangelho é crer em Jesus e nas suas palavras. É confiar plenamente n´Ele e encontrar nas suas palavras o verdadeiro sentido da existência humana. A vinda de Jesus dá verdadeiramente sentido à história e ao tempo, mas não é ainda o fim. O evangelho  deve ainda  ser anunciado até o fim dos tempos para que todos os homens possam  crer. Para continuar sua missão, Jesus chama os discípulos, fazendo deles pescadores de homens, cujas redes serão a palavra e o testemunho de fé em Jesus, para conduzir a barca da Igreja até a culminação do Reino de Deus. O anúncio do evangelho é direito e dever de todo cristão. O cristão deve dar testemunho de sua fé para que o Reino de Deus se torne realidade cada dia e possibilite as pessoas afastadas a encontrarem-se com Jesus Cristo, conhecê-lo e amá-lo. Mas alguns recebem  um chamado especial de Cristo para segui-Lo mais de perto, assumir seu estilo de vida e sua missão para servir a humanidade. São os sacerdotes, os  religiosos e as religiosas.  Este ano de 2015 é dedicado à vida consagrada. Peçamos a Deus que desperte no coração dos jovens e das jovens o ideal da vocação de especial consagração a Deus, a fim de que a Boa Nova que é o evangelho de Jesus Cristo, seja anunciado a todos os povos.

Dom Raymundo Card. Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida SP

Presidente da Academia Marial

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Dom Raymundo Damasceno Assis, em Homilias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.